skip to main content

Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR Torneio Juvenil de Robótica

Luís Rogério da Silva Joao Alberto Arantes do Amaral

2024

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR Torneio Juvenil de Robótica
  • Autor: Luís Rogério da Silva
  • Joao Alberto Arantes do Amaral
  • Assuntos: ROBÓTICA; PANDEMIAS -- IMPACTO -- EDUCAÇÃO; Competições De Robótica; Educational Robotics; Impactos Da Pandemia; Impacts Of The Pandemic; Projetos De Robótica; Robótica Educacional; Robotics Competitions; Robotics Projects; Tjr Torneio Juvenil De Robótica; Tjr Youth Robotics Tournament
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Nesta pesquisa, apresentam-se as conclusões sobre os impactos decorrentes da pandemia da COVID-19 no TJR Torneio Juvenil de Robótica e o seu entorno educacional composto por escolas, professores e equipes de alunos participantes, do início do ano de 2020 ao final do ano de 2022. No período assinalado, foram cadastrados, por essas equipes, 775 projetos de protótipos de robôs brasileiros e estrangeiros, com a participação de 2527 alunos e 149 professores. O objetivo desta pesquisa foi investigar as características dos impactos sistêmicos da pandemia sobre a estrutura da organização; perfil dos participantes; preparação dos alunos e suas equipes; fomento, apoio e patrocínio oferecidos à organização e às equipes. Os dados foram coletados de banco de dados cadastrais e das fichas de desempenho de robôs da plataforma RoboLeague, de entrevistas com os organizadores das competições realizadas no período e questionários destinados a recolher respostas dos professores responsáveis pelas equipes de alunos participantes. Norteou-se a investigação pela metodologia quali-quantitativa, empregando-se o método misto convergente paralelo, combinando e comparando os resultados quantitativos aos qualitativos. Os dados quantitativos foram coletados do banco de cadastros e das respostas de professores às questões objetivas e tratados a partir de estatística descritiva. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de entrevistas e das respostas dos professores às questões abertas e tratados por
    meio de análise de conteúdo. A partir desta investigação, concluiu-se que: 1) Com o uso de plataforma online, foi possível monitorar o desempenho de protótipos e a participação de equipes localizadas em locais remotos e sem recursos econômicos; 2) Em função da pandemia, houve uma redução do número de equipes participantes e, frente à totalidade de participantes, um aumento do número de participantes de maior faixa etária orientados por professores com pós-graduação e experiência prévia em competições de robótica; 3) As dificuldades enfrentadas pelas equipes participantes foram a falta de recursos necessários, a instabilidade das condições oferecidas pelas escolas para as atividades de Robótica Educacional, a redução de fomento, a saída de alguns de seus membros e a inaptidão de professores e alunos para estabelecer e fazer realizar os marcos dos projetos
  • Data de criação/publicação: 2024
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.