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Construção de um instrumento para avaliação das atitudes de estudantes de medicina frente a aspectos relevantes da prática médica

Maria de Fátima Aveiro Colares Luiz Ernesto de Almeida Troncon; José Fernando de Castro Figueiredo; Ana Raquel Lucato Cianflone; Maria de Lourdes Veronese Rodrigues; Carlos Eli Piccinato; Luiz César Peres; José Augusto Dela Coleta

Revista Brasileira de Educação Médica Rio de Janeiro v. 26, n. 3, p. 194-203, 2002

Rio de Janeiro 2002

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 1290981 )(Acessar)

  • Título:
    Construção de um instrumento para avaliação das atitudes de estudantes de medicina frente a aspectos relevantes da prática médica
  • Autor: Maria de Fátima Aveiro Colares
  • Luiz Ernesto de Almeida Troncon; José Fernando de Castro Figueiredo; Ana Raquel Lucato Cianflone; Maria de Lourdes Veronese Rodrigues; Carlos Eli Piccinato; Luiz César Peres; José Augusto Dela Coleta
  • Assuntos: ATITUDES DO ESTUDANTE; MEDICINA; PRÁTICA PROFISSIONAL
  • É parte de: Revista Brasileira de Educação Médica Rio de Janeiro v. 26, n. 3, p. 194-203, 2002
  • Descrição: Descreve-se a construção de um instrumento para medida de atitudes de estudantes de Medicina frente a seis aspectos relevantes ao exercício da profissão: 1) aspectos psicológicos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais; 2) situações relacionadas à morte; 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5) contribuição do médico ao avanço científico da Medicina; 6) outros aspectos da atuação médica. Desenvolveu-se uma escala do tipo Likert, com cinco opções de respos- tas, cuja versão final contém 52 itens. Os procedimentos para validação aparente e de conteúdo do instrumento, bem como a análise fatorial dos dados de sua aplicação preliminar a um total de 196 estudantes de Medicina, permitiram eliminar itens inadequados e comprovar que a escala é dotada de alta consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach = 0, 86). O trabalho desenvolvido resultou, portanto, na definição de um instrumento com índices adequados de validade e de fidedignidade para a medida das atitudes de estudantes de Medicina. Aplicações futuras desta escala poderão trazer subsídios para melhor compreensão do processo da formação médica, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: p. 194-203.
  • Idioma: Português

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