skip to main content

Uma interação enfermeiro-cliente aplicando princípios do relacionamento não diretivo

Érika de Cássia Lopes Chaves Antonia Regina Ferreira Furegato; Maria Cecília Morais Scatena; Emilia Campos de Carvalho

Ciência, Cuidado e Saúde Maringá v. 7, n. 2, p. 248-255, 2008

Maringá 2008

Available at EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 1695482 )(GetIt)

  • Title:
    Uma interação enfermeiro-cliente aplicando princípios do relacionamento não diretivo
  • Author: Érika de Cássia Lopes Chaves
  • Antonia Regina Ferreira Furegato; Maria Cecília Morais Scatena; Emilia Campos de Carvalho
  • Subjects: ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA; INTERAÇÃO INTERPESSOAL
  • Is Part Of: Ciência, Cuidado e Saúde Maringá v. 7, n. 2, p. 248-255, 2008
  • Description: O presente relato exemplifica uma interação centrada no cliente, realizada no Centro de Atenção Psicossocial de Ribeirão Preto/SP. É parte das atividades desenvolvidas na disciplina de pós-graduação "Relacionamento Interpessoal em Enfermagem", na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP; desenvolvida no período de março a junho de 2006. A interação ocorreu por meio de uma entrevista utilizando a técnica não diretiva, na qual o enfermeiro buscou compreender o cliente, estimulando-o a falar sobre suas preocupações e anseios e concentrando-se na pessoa, e não em seu problema. Algumas falas se perderam, parecendo desconexas, mas o enfermeiro buscou esclarecer as idéias expostas e criar condições favoráveis para que o cliente alcançasse o significado de sua doença para si mesmo. O centro da interação foi o cliente e tudo o que ele considerou significativo. O enfermeiro foi o veículo da ajuda. A "não-diretividade" é uma abordagem complexa, sendo terapêutica sempre que o cliente expõe seus sentimentos e o enfermeiro pode compreendê-lo e ajudá-lo de acordo com suas necessidades
  • Publisher: Maringá
  • Creation Date: 2008
  • Format: p. 248-255.
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait