skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Notificação imprecisa da ingestão energética na dieta de adolescentes

Luana C. dos Santos Mariana N Pascoal; Mauro Fisberg; Isa de P Cintra; Lígia Araújo Martini

Jornal de Pediatria Rio de Janeiro v. 86, n. 5, p. 400-404, 2010

Rio de Janeiro 2010

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (HNT-101/2010 Inglês )(Acessar)

  • Título:
    Notificação imprecisa da ingestão energética na dieta de adolescentes
  • Autor: Luana C. dos Santos
  • Mariana N Pascoal; Mauro Fisberg; Isa de P Cintra; Lígia Araújo Martini
  • Assuntos: ADOLESCENTES (PESQUISA); INQUÉRITOS SOBRE DIETAS; INGESTÃO; CONSUMO DE ALIMENTOS (QUANTIFICAÇÃO); ENERGIA (DETERMINAÇÃO); DIETA (AVALIAÇÃO); INFORMAÇÃO (QUALIDADE)
  • É parte de: Jornal de Pediatria Rio de Janeiro v. 86, n. 5, p. 400-404, 2010
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2025>. Acesso em: 11 jan. 2011.
  • Descrição: Objetivos: Examinar a prevalência da sub e supernotificação da ingestão energética em adolescentes e seus fatores associados. Métodos: Estudo transversal com 96 adolescentes na pós-puberdade (47 com peso normal e 49 obesos), com idade média de 16,6±1,3 anos. Peso e altura foram medidos e o índice de massa corporal foi calculado. A composição corporal foi avaliada através de absorciometria por raios X de dupla energia. A ingestão de alimentos foi avaliada por meio de um registro alimentar de 3 dias. Realizou-se uma avaliação bioquímica (níveis séricos de colesterol total, LDL, HDL, glicose plasmática e insulina). Os subnotificadores relataram uma ingestão energética < 1,35 x taxa metabólica basal (TMB), enquanto os supernotificadores relataram uma ingestão energética > 2,4 x TMB. Resultados: Notificação imprecisa (sub ou supernotificação) da ingestão energética foi identificada em 65,6 por cento dos adolescentes (64,6 e 1 por cento de sub e supernotificação, respectivamente). Os adolescentes obesos apresentaram 5.0 vezes mais chances de subnotificar a ingestão energética (IC95 por cento 2,0-12,7) do que os participantes com peso normal. Os subnotificadores apresentaram taxas mais altas de ingestão insuficiente de carboidratos (19,3 versus 12,1 por cento, p = 0,046) e de lipídios (11,3 versus 0 por cento, p < 0,001) do que os notificadores plausíveis. A ingestão de colesterol também foi mais baixa entre os subnotificadores (p = 0,017). Não houve diferenças significativas na composição corporal e nos parâmetros bioquímicos em relação à notificação imprecisa.
    Conclusões: Os resultados obtidos demonstraram alta porcentagem de notificação imprecisa da ingestão energética entre adolescentes, principalmente entre os obesos, o que sugere que os valores de consumo de nutrientes ajustado para o consumo de energia deveriam ser empregados na análise de risco da relação dieta-doença a fim de contribuir para a redução de erros associados à notificação imprecisa
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 400-404.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.