skip to main content

A arte educação como forma de captar a expressão da vulnerabilidade das mulheres às DST/AIDS

Lucia Yasuko Izumi Nichiata Noemi Bileski de Abreu Ferraz; Patrícia Gonçalves da Rocha; Patrícia Maria Gomes de Carvalho; Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem (2. 9-11 out. 2011 São Paulo)

Pôster São Paulo: 2011

São Paulo 2011

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (NICHIATA, L. Y. I. doc 52 )(Acessar)

  • Título:
    A arte educação como forma de captar a expressão da vulnerabilidade das mulheres às DST/AIDS
  • Autor: Lucia Yasuko Izumi Nichiata
  • Noemi Bileski de Abreu Ferraz; Patrícia Gonçalves da Rocha; Patrícia Maria Gomes de Carvalho; Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem (2. 9-11 out. 2011 São Paulo)
  • Assuntos: DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS; MULHERES; SAÚDE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; VULNERABILIDADE
  • É parte de: Pôster São Paulo: 2011
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Introdução: Estudos mostram que as mulheres são vulneráveis às DST/AIDS, sofrem violência e que é difícil para elas se expressarem sobre isso. Nas reuniões socioeducativas promovidas pela Casa Filadélfia, uma Organização Não-Governamental, percebeu-se que a primeira relação sexual, para elas, acontece cada vez mais cedo, que desconhecem os métodos contraceptivos e os meios de prevenção das DST/AIDS e que estão envolvidas com situações de violência sexual. A CAF tem priorizado em seus programas, ações educativas em forma de oficinas, e este método tem se mostrado significativo quando associado à Arte/Educação. Objetivo: Identificar percepções e expressões das mulheres sobre sua vulnerabilidade às DST/AIDS e violência, tendo por base as oficinas realizadas por meio da Arte/Educação. Medologia: Pesquisa-ação com realização de 6 oficinas de Arte/Educação em Saúde, com o uso da Proposta Triangular do Ensino da Arte de Ana Mae Barbosa. Sujeitos: mulheres das famílias cadastradas no Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicilio (SASF) da Casa Filadélfia, moradoras das comunidades carentes do entorno da instituição, localizados em Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo. Foram coletados os relatos das mulheres constituindo relatórios da equipe multidisciplinar da Casa Filadélfia. Suas percepções e expressões sobre o tema foram analisados tendo a Vulnerabilidade como base conceitual. Dos relatórios foram extraídos os temas que subjazem seus discursos. Compareceram às oficinas 84 mulheres, onde utilizou-se a reprodução da obra de arte Danae, de Gustav Klimt, que traz a representação artística de uma mulher
    Resultados: Em contraposição com a forma de representar as mulheres de Gustav Klimt, as mulheres nas oficinas interpretaram a imagem Danae como uma mulher que expressa tristeza, que foi abandonada ou que sofreu alguma forma de violência. Nas falas das mulheres foi possível identificar situações e comportamentos de seus contextos de vida que denotam vulnerabilidades às DST/HIV/AIDS. Das falas foram extraídos temas como relação de gênero, abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis, autoestima, saúde reprodutiva, adolescência e terceira idade. Dentre os principais determinantes que contribuem para o aumento da condição de vulnerabilidade das mulheres às DST/AIDS e violências estão as precárias condições socioeconômicas, a submissão das mulheres aos homens e, por consequência, o baixo poder de diálogo aberto e democrático entre eles. Conclusões: A vulnerabilidades às DST/AIDS e à violência das mulheres atendidas no SASF se mostram de diferentes maneiras e a Arte/Educação possibilitou sua expressão e qualificá-las. A experiência artística possibilitou visualizar objetivamente aquilo que era subjetivo, demonstrando sua potencialidade como prática educativa, principalmente em se tratando de temas de difícil abordagem como a sexualidade
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: Resumo: 270.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.