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Material multimídia na orientação de professores de ensino fundamental quanto aos transtornos de aprendizagem

Thaís dos Santos Gonçalves Juliana Bolsonaro Conde; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (20. 2012 Brasília, DF)

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012 v. 17, suplemento, p. 3289, 2012

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2012

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  • Título:
    Material multimídia na orientação de professores de ensino fundamental quanto aos transtornos de aprendizagem
  • Autor: Thaís dos Santos Gonçalves
  • Juliana Bolsonaro Conde; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (20. 2012 Brasília, DF)
  • Assuntos: MULTIMÍDIA; PROFESSORES; ENSINO FUNDAMENTAL; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012 v. 17, suplemento, p. 3289, 2012
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2012/index.php
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Estudos que analisam a concepção dos professores sobre os transtornos de aprendizagem demostram que estes revelam conhecimento pouco fundamentado sobre o assunto. Dessa forma, os objetivos deste estudo foram avaliar a contribuição de um material multimídia para o conhecimento do professor sobre os transtornos de aprendizagem, e avaliá-lo quanto aos aspectos técnicos, para análise de sua efetividade como recurso de orientação. Métodos: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru–USP, processo número 003/2009. Participaram 18 professores de ensino fundamental I de uma escola particular da cidade de Campinas. O material multimídia utilizado trata-se de um CD-ROM, que aborda definições e descrições sobre Dificuldades Escolares, Distúrbio de Aprendizagem, Dislexia e atividades práticas em sala de aula. Para avaliação da contribuição do material no conhecimento do professor, utilizou-se um questionário dissertativo direcionado às concepções dos professores sobre a definição, causa e manifestações de tais transtornos. Os professores responderam ao questionário antes de terem acesso ao CD-ROM (pré-teste) e após um mês de estudo do material (pós-teste). Quanto à avaliação dos aspectos técnicos (qualidade das páginas, links, imagens, vídeos, linguagem e conteúdo), foi utilizado um questionário específico, respondido juntamente com o questionário do pósteste. Realizou-se a análise qualitativa e quantitativa dos resultados, utilizando-se o teste McNemar, com nível de significância de 5%. Resultados: Ao comparar o pré e o pós-teste nas questões direcionadas às definições, causas e manifestações das dificuldades escolares, distúrbio de aprendizagem e dislexia, notou-se diferença estatisticamente significante somente quanto à definição e causa do distúrbio de aprendizagem.
    Porém, na análise qualitativa das respostas, notou-se que todas foram mais completas no pós-teste, onde as afirmações foram apresentadas com maior clareza e domínio sobre todos os temas. Quanto aos aspectos técnicos do CD-ROM, os professores atribuíram os conceitos “Insatisfatório”, “Razoável”, “Satisfatório” e “Excelente” aos seguintes quesitos: qualidade das páginas; qualidade das figuras; qualidade dos vídeos; navegação (links); organização sequencial; vocabulário; coerência do conteúdo; utilização dos conceitos em sala de aula e uso do CD-ROM como auxílio na formação continuada do professor. Em todos os quesitos, o material obteve conceito “Excelente” pela maioria dos professores, inclusive como ferramenta de auxílio da formação continuada do professor. Discussão: Os professores demonstraram maior dificuldade em definir o distúrbio de aprendizagem e suas causas em relação aos demais transtornos, sendo que tais resultados melhoraram significativamente no pós-teste. Na análise qualitativa, tais professores relataram os transtornos com maiores detalhes e maior domínio sobre o assunto no pós-teste, demonstrando que esses profissionais se beneficiaram com a orientação. A análise positiva dos aspectos técnicos também demonstra que o material desenvolvido pode ser utilizado por professores com interesse em aprimorar seus conhecimentos. Conclusão: O CD-ROM contribuiu para o aprimoramento do conhecimento dos professores no que se refere aos transtornos de aprendizagem. Os aspectos técnicos tiveram avaliação bastante positiva. Os professores participantes avaliaram o material como sendo um recurso apropriado para a orientação dos professores de ensino fundamental, sendo este um auxílio em suas necessidades e dificuldades enfrentadas.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 3289.
  • Idioma: Português

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