skip to main content

Ultraestrutura do epitélio da língua de cutia.

S. R. Y. Almeida Ciena A. P.; C. S Bolina; II sei Watanabe; Congresso dos Funcionários do Instituto de Ciências Biomédias da Universidade de São Paulo (1. 2013 São Paulo)

São Paulo Comissão de Eventos e Capacitação de Funcionários do ICB 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Ultraestrutura do epitélio da língua de cutia.
  • Autor: S. R. Y. Almeida
  • Ciena A. P.; C. S Bolina; II sei Watanabe; Congresso dos Funcionários do Instituto de Ciências Biomédias da Universidade de São Paulo (1. 2013 São Paulo)
  • Assuntos: EPITÉLIO; LÍNGUA; CUTIAS
  • Descrição: A cutia é um mamífero roedor silvestre da família Dasyproctídae, presente em todo território nacional que se alimentam de frutos e sementes. O objetivo deste estudo foi descrever as características morfológicas do epitélio dorsal da língua de cutia. As línguas (n=8) de cutia foram imersas em solução fixadora Karnovsky modificada, as amostras foram pós-fixadas e parte destas foram incluídas em resina Spurr. Foram realizados cortes ultrafinos e examinados ao microscópio eletrônico de transmissão Morgagni 268D. As demais amostras foram processadas e examinadas no microscópio eletrônico de varredura Leo 435 VP. Na superfície dorsal da língua observaram-se quatro tipos de papilas: filiformes, fungiformes, folhadas e valadas. As papilas filiformes estavam distribuídas em total extensão, as fungiformes apresentaram distribuição heterogênea e dispostas apenas nas regiões rostral e medial. As folhadas demonstraram-se desenvolvidas e distribuídas paralelamente nas margens laterais da região caudal e as valadas estavam presentes na região caudal, dispostas em V, com formatos entre alongadas e ovóides. Em maior aumento, evidenciaram-se as camadas epiteliais entre a lamina própria e a camada basal, revelando projeções citoplasmáticas. Observaram nas células das camadas espinhosa e granular a presença de filamentos intermediários e desmossomos. As camadas queratinizadas apresentaram células sobrepostas paralelamente. Concluímos que os aspectos morfológicos do epitélio lingual de cutia apresenta ser bem desenvolvido em relação a diversos animais, principalmente entre os mamíferos roedores.
  • Editor: São Paulo Comissão de Eventos e Capacitação de Funcionários do ICB
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: res. 29.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.