skip to main content

Efeitos do laser de baixa intensidade em pulpotomias de dentes decíduos humanos

Nadia C. T. Marques A. P Fernandes; Natalino Lourenço-Neto; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Carolina O Rodini; Vivien T Sakai; João A. C Hanemann; Thais Marchini de Oliveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (30. 2013 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 27, p. 200, res. PNb001, Sept. 2013. Supplement 1

São Paulo 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeitos do laser de baixa intensidade em pulpotomias de dentes decíduos humanos
  • Autor: Nadia C. T. Marques
  • A. P Fernandes; Natalino Lourenço-Neto; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Carolina O Rodini; Vivien T Sakai; João A. C Hanemann; Thais Marchini de Oliveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (30. 2013 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: LASER; PULPOTOMIA; DENTE DECÍDUO
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 27, p. 200, res. PNb001, Sept. 2013. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O uso do Laser de Baixa Intensidade (LBI) tem mostrado potencial na estimulação do reparo e cura de tecidos dentários. O objetivo deste estudo foi avaliar por meio de análises clínicas, radiográficas e histológicas os efeitos do LBI na resposta pulpar de dentes decíduos humanos após pulpotomia. Para tanto, vinte molares decíduos inferiores de crianças entre 6 e 9 anos de idade foram selecionados. Os dentes foram randomizadamente divididos nos grupos Formocresol de Buckley diluído a 1/5 (GI), Hidróxido de Cálcio (GII), LBI + Óxido de Zinco e Eugenol (GIII) e LBI + Hidróxido de Cálcio (GIV), e tratados pela técnica de pulpotomia. As avaliações clínicas e radiográficas foram realizadas aos 3 e 6 meses de pós-operatório. Os dentes em período normal de esfoliação foram extraídos, processados para análise histológica e avaliados por sistema de escores. Os resultados clínicos e radiográficos não mostraram diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p>0,05). A avaliação histológica revelou diferença estatisticamente significativa para inflamação pulpar, sendo que o grupo GIV apresentou menor grau de inflamação pulpar. O grupo GII apresentou maior índice de formação de barreira de tecido mineralizado, camada odontoblástica e fibras colágenas densas. O grupo GI mostrou maior incidência de reabsorção interna. Os resultados obtidos indicaram que o grupo GIV apresentou efeitos mais satisfatórios em relação aos demais grupos. Portanto, sugere-se que o Laser de Baixa Intensidade com Hidróxido de Cálcio possa ser considerado uma técnica alternativa para pulpotomia de dentes decíduos humanos.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 200, res. PNb001.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.