skip to main content

Análise por ativação neutrônica instrumental em estudos de contaminação da superfície de folhas da Mata Atlântica

Angela Aparecida Ferrari Elvis Joacir de França; Márcio Arruda Bacchi; Elisabete Aparecida de Nadai Fernandes; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (12. 2004 Piracicaba)

Resumos São Paulo: USP, 2004

São Paulo USP 2004

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Análise por ativação neutrônica instrumental em estudos de contaminação da superfície de folhas da Mata Atlântica
  • Autor: Angela Aparecida Ferrari
  • Elvis Joacir de França; Márcio Arruda Bacchi; Elisabete Aparecida de Nadai Fernandes; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (12. 2004 Piracicaba)
  • Assuntos: SOLOS; ELEMENTOS QUÍMICOS; FOLHAS (PLANTAS); ANÁLISE POR ATIVAÇÃO NEUTRÔNICA INSTRUMENTAL
  • É parte de: Resumos São Paulo: USP, 2004
  • Notas: Recurso online
  • Descrição: Estudo de contaminação da superfície de folhas da Mata Atlântica por meio da determinação química elementar. Correção das concentrações dos elementos químicos na folhas a partir do escândio pela análise de solos. Material e Métodos Folhas de 40 árvores pertencentes a 10 espécies abundantes do Parque Estadual Carlos Botelho foram coletadas e lavadas com água de torneira (Tratamento 1) e com solução de EDTA 0,01M seguido de água bidestilada (Tratamento 2). Solos foram amostrados na profundidade de 0-10 cm sob a projeção das copas das árvores. As amostras foram conduzidas à INAA para a determinação de elementos químicos. Resultados A lavagem com EDTA proporcionou a redução nas concentrações de Br, Ce, Cs, Fe, La, Sc, Se, Sm e Zn. Elementos terrígenos como Ce, Fe, La e Sc estão relacionados com partículas de solos aderidas às superfícies das folhas. Escândio foi empregado para correção das concentrações nas folhas do Tratamento 1 em comparação com as concentrações naquelas do Tratamento 2. Verificou-se que a correção a partir do Sc pode ser empregada, porém não foi eficiente para elementos terrígenos devido à razão de concentração folha/solo e à concentração destes elementos nos solos serem elevadas. Conclusões A lavagem das folhas com solvente é recomendada principalmente para a determinação de elementos terrígenos. Para os demais elementos químicos, a correção a partir do Sc aplicada às folhas lavadas com água de torneira é suficiente
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.