skip to main content

Infiltração da cárie tratamento para lesão de mancha branca

Paula M. Lupatini C Barros; Gabriela C Oliveira; Catarina R. B Alencar; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Daniela Rios; Congresso Odontológico de Bauru - COB (25. 2012 Bauru)

Resumos Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2012

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Infiltração da cárie tratamento para lesão de mancha branca
  • Autor: Paula M. Lupatini
  • C Barros; Gabriela C Oliveira; Catarina R. B Alencar; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Daniela Rios; Congresso Odontológico de Bauru - COB (25. 2012 Bauru)
  • Assuntos: INFILTRAÇÃO DENTÁRIA; CÁRIE DENTÁRIA; MANCHA BRANCA
  • É parte de: Resumos Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2012
  • Notas: Disponível em: <http://www.cobusp.com.br/cob/upload/downloads/ANAIS%2025%20COB-2012.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2014
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A odontologia atual prioriza procedimentos minimamente invasivos e em consonância com esta filosofia, recentemente foi lançado no mercado um produto para tratamento microinvasivo das lesões de cárie por meio da infiltração de material resinoso (Icon®). Este material é indicado para paralisar a lesão de cárie no estágio de mancha branca em superfícies lisas e proximais, uma vez que o material resinoso altamente fluido, movido por forças capilares penetra no esmalte, bloqueando a difusão de ácidos cariogênicos na região. O objetivo do trabalho é apresentar a aplicação clínica do Icon® (infiltrante) em lesão de mancha branca em bebê com diagnóstico de cárie precoce da infância. O bebê do gênero masculino com 36 meses de idade foi encaminhado à Clínica de Bebês para tratamento reabilitador, curativo e preventivo devido à presença de cárie precoce da infância, resultante de amamentação natural em livre demanda e ausência de higiene bucal. Para o tratamento das lesões de mancha branca optou-se pelo uso do infiltrante para obtenção de resultado em uma única sessão, para que o tratamento da lesão não dependesse unicamente da adequação dos hábitos de dieta e higiene. O procedimento foi relativamente simples, no entanto houve necessidade de realização de anestesia e isolamento absoluto para adequada aplicação do material, procedimento este que requer treinamento do profissional por se tratar de um bebê. O resultado foi positivo, pois se observou uma superfície selada e com recuperação parcial da coloração normal do dente. Conclui-se que o infiltrante é um material promissor no tratamento da cárie precoce da infância no estágio de mancha branca em bebês. No entanto salienta-se a necessidade de atuação conjunta com o tratamento preventivo da doença, além de habilidade do profissional para realização do procedimento.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 112.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.