skip to main content

Aumento de tecido mole ao redor de implantes caso clínico

Fumio,V. S. D. Mônica Garcia Ribeiro; R. S Domingues; Sebastião Luiz Aguiar Greghi; Maria Lucia Rubo de Rezende; Adriana Campos Passanezi Sant'Ana; Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Alceu Berbert" - COB (26. 2013 Bauru)

Resumos Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2013

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Aumento de tecido mole ao redor de implantes caso clínico
  • Autor: Fumio,V. S. D.
  • Mônica Garcia Ribeiro; R. S Domingues; Sebastião Luiz Aguiar Greghi; Maria Lucia Rubo de Rezende; Adriana Campos Passanezi Sant'Ana; Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Alceu Berbert" - COB (26. 2013 Bauru)
  • Assuntos: ESTÉTICA; REABILITAÇÃO BUCAL; GENGIVA
  • É parte de: Resumos Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2013
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2014
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Estética é uma demanda inseparável do tratamento odontológico atual. Além disso, uma reabilitação dentária satisfatória precisa proporcionar uma aparência saudável e uma restauração funcional, levando ao bem-estar psicológico do paciente. Assim, a reconstrução estética para deformidades onde tecido ósseo e mole foram perdidos ainda é considerado um desafio nos tratamentos periodontais. Este caso clínico se refere a uma paciente do gênero feminino que compareceu à Faculdade de Odontologia de Bauru buscando reabilitação estética da área anterior superior. Durante avaliação clínica observou-se uma perda de tecido ósseo e mole no sentido vestíbulo-palatino que comprometeria a estética final do caso, porém não comprometendo de forma significativa o posicionamento dos implantes. Optou-se então por fazer a cirurgia para aumento de volume no segundo momento cirúrgico, durante a colocação dos cicatrizadores. Uma incisão palatina horizontal associada a relaxantes laterais que se estendiam da palatina para a vestibular foram realizadas até atingir a mucosa alveolar. Um retalho dividido foi confeccionado e rebatido para vestibular com o objetivo de aumentar o volume do tecido gengival, bem como a quantidade de mucosa ceratinizada na área. Com o intuito de preencher os espaços interimplantares, pedículos gengivais foram incisados na borda do retalho, rotacionados e adaptados entre os implantes. Os cicatrizadores foram colocados e o retalho foi suturado com fio de sutura reabsorvível. O pós-operatório de 2 meses mostrou ganho de tecido gengival por vestibular e nos espaços interimplantares. De forma que o reposicionamento vestibular do retalho associado a pedículos gengivais se mostrou efetivo nesse caso, pois resultou em aumento de volume gengival promovendo estética satisfatória para a confecção das próteses.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 66.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.