skip to main content

Pigmentações dentárias removidas por terapia fotodinâmica análise clínica e microbiológica

L. Pessoa V Galvão; Gustavo Pompermaier Garlet; Carla Andreotti Damante; Maria Lúcia Rubo de Rezende; Adriana Campos Passanezi Sant’Ana; Congresso Odontológico de Bauru - COB (25. 2012 Bauru)

Resumos Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2012

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Pigmentações dentárias removidas por terapia fotodinâmica análise clínica e microbiológica
  • Autor: L. Pessoa
  • V Galvão; Gustavo Pompermaier Garlet; Carla Andreotti Damante; Maria Lúcia Rubo de Rezende; Adriana Campos Passanezi Sant’Ana; Congresso Odontológico de Bauru - COB (25. 2012 Bauru)
  • Assuntos: PIGMENTOS; TERAPIA FOTODINÂMICA; MICROBIOLOGIA
  • É parte de: Resumos Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2012
  • Notas: Disponível em: <http://www.cobusp.com.br/cob/upload/downloads/ANAIS%2025%20COB-2012.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2014
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: As bactérias produtoras de pigmento escurecido (PPE) são caracterizadas como bastonetes Gram-negativos, anaeróbios obrigatórios, predominantemente proteolíticas e estão bastante associadas na patogênese da doença periodontal. As pigmentações escurecidas produzidas por esses patógenos estão associadas a um dos principais fatores de virulência bacteriana, facilitando a invasão e os danos aos tecidos periodontais. A produção do pigmento escurecido está associada a níveis elevados de ferro disponíveis para as bactérias, cujo mecanismo envolve a lise de proteínas do sangue que possuem ligação com esse elemento químico. Embora as pigmentações sejam comumente encontradas em colônias in vitro, raros são os pacientes que apresentam essas pigmentações nos dentes. Quando presentes, aparecem normalmente em jovens com higiene bucal deficiente, baixo índice de lesão de cárie e afetam mais a margem gengival dos dentes posteriores. As opções de tratamento relatadas na literatura enfatizam principalmente o uso periódico de jato de bicarbonato, no entanto, recidivas são frequentes em curto intervalo de tempo. O objetivo desse trabalho é descrever um caso clínico de um garoto de 10 anos de idade que apresentava pigmentações escurecidas generalizadas em todos os dentes. Foi realizada análise microbiológica por meio de reação de polimerase em cadeia em tempo real (PCR-TR) para a presença de diferentes espécies bacterianas pertencentes ao grupo de bactérias PPE, antes e após o tratamento, que consistiu na realização de terapia fotodinâmica e complementação com raspagem com curetas periodontais. Após a intervenção, houve redução significativa dos patógenos, do índice de sangramento gengival e das pigmentações escurecidas. No entanto, não houve redução em relação ao índice de placa.
    Esse foi o primeiro trabalho que demonstrou que a terapia fotodinâmica contribuiu para eliminação das pigmentações escurecidas de origem bacteriana, sendo verificado o sucesso após 7 meses de acompanhamento sem recidiva das pigmentações.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 220.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.