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Processamento de marcas pré-atentivo versus atentivo um teste das diferenças no registro dos estímulos pelos indivíduos

Tais Pasquotto Andreoli Andres Rodriguez Veloso; Leandro Leonardo Batista

REMark - Revista Brasileira de Marketing São Paulo v. 12, n. 4, p. 1-26, out./dez. 2013

São Paulo 2013

Acesso online

  • Título:
    Processamento de marcas pré-atentivo versus atentivo um teste das diferenças no registro dos estímulos pelos indivíduos
  • Autor: Tais Pasquotto Andreoli
  • Andres Rodriguez Veloso; Leandro Leonardo Batista
  • Assuntos: MARCAS; COMUNICAÇÃO EM MARKETING; ATENÇÃO; INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO; Processamento De Marcas; Processo Da Atenção; Pré-Atenção; Registro Das Informações
  • É parte de: REMark - Revista Brasileira de Marketing São Paulo v. 12, n. 4, p. 1-26, out./dez. 2013
  • Notas: Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/. Acesso em 17 jun. 2014
  • Notas Locais: A Biblioteca possui cópia digital do artigo
  • Descrição: Devido à capacidade limitada dos recursos cognitivos e ao contexto de saturação de estímulos, torna-se provável que muitos dos estímulos disponíveis no ambiente não sejam processados ativamente, de forma consciente, mas sim inconscientemente, ao nível pré-atentivo. Apesar da importância do processamento pré-atentivo, são poucos os estudos que abordam e discutem suas implicações e seu papel na recepção de estímulos. À luz do exposto, o artigo tem como objetivo comparar o processamento pré-atentivo e o atentivo em termos de registro de marcas anunciantes de uma revista, testando, para isso, as memórias implícita e explícita dos indivíduos e sua valoração de marcas. Metodologicamente, procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando as seguintes bases conceituais: processo da atenção como constructo complexo, subdividido em pré-atenção e atenção; e o registro das informações à luz do nível de processamento empregado. Tendo por suporte a revisão da literatura, empregou-se o método hipotético-dedutivo, por meio de um experimento 2 (pré-atenção x atenção) x 2 (revista exibida em slide x impressa). Como contribuição, tem-se a confirmação das hipóteses traçadas: maior incidência de memória explícita observada no processamento atentivo; memória implícitadetectada em ambos os processamentos; e efeitos na valoração de marca mais fortes quando houve o processamento pré-atentivo, em detrimento do processamento foi atentivo. Os resultados reforçam a teoria acerca das diferenças entre os registros das informações de acordo com a atenção empregada no processamento, ressaltando, ainda, a superioridade do meio impresso e do processamento pré-atentivo na capacidade de influência dos indivíduos
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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