skip to main content

Contribuição dos parâmetros de ruído na avaliação vocal

Débora Natália de Oliveira Aline de Sousa Galdino; Juliana Fernandes Godoy; Paula Belini Baravieira; Kelly Cristina Alves Silvério; Alcione Ghedini Brasolotto; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (22. 2014 Joinville)

Anais Científicos São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2014

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Contribuição dos parâmetros de ruído na avaliação vocal
  • Autor: Débora Natália de Oliveira
  • Aline de Sousa Galdino; Juliana Fernandes Godoy; Paula Belini Baravieira; Kelly Cristina Alves Silvério; Alcione Ghedini Brasolotto; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (22. 2014 Joinville)
  • Assuntos: VOZ; DISFONIA; JOVENS; FONOAUDIOLOGIA
  • É parte de: Anais Científicos São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2015
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A análise acústica quantifica os padrões do sinal vocal e contribuem para a interpretação do grau da alteração vocal. As medidas acústicas de ruído vocal, em geral, relacionamse aos desvios vocais presentes nas disfonias, entretanto, as várias medidas de ruído analisam os componentes não harmônicos do espectro de formas distintas. Objetivo: Verificar quais medidas de ruído vocal diferenciam vozes de indivíduos com e sem disfonia. Métodos: Foram analisadas as gravações de 96 vozes de um banco de dados de indivíduos adultos, com e sem diagnóstico de disfonia, após aprovação por comitê de ética em pesquisa. Foi considerado fator de exclusão a referência à presença de doenças neurológicas centrais. As vozes foram analisadas por três juízes e classificadas quanto ao grau geral de desvio vocal, em escala de 0 a 3 pontos. O critério para incluir a voz no grupo com disfonia foi a atribuição da pontuação 2 por pelo menos um dos juízes e para o grupo sem disfonia, o critério utilizado foi pontuação 0 e/ou 1 pelos três juízes. Após análise, foram consideradas para este estudo as gravações de 56 vozes, 28 disfônicas e 28 não disfônicas, equilibradas quanto a idade e gênero sendo 46 femininas e 10 masculinas, de indivíduos na faixa etária de 19 a 66 anos de idade, com média de 37,3 anos de idade. Dentre os 28 disfônicos, seis possuíam diagnóstico de disfonia organofuncional, sete de disfonia orgânica, treze de disfonia funcional e dois não possuíam diagnóstico definido. Foi realizada a análise acústica da vogal sustentada com relação aos parâmetros Proporção Ruído Harmônico (NHR), Índice de Turbulência Vocal (VTI) e Índice de Fonação Suave (SPI), por meio do programa MultiDimensional Voice Program (MDVP, KayPentax 5105). A comparação entre os grupos foi realizada pelo teste estatístico Mann Whitney (p>0,05). Resultados: Os disfônicos
    apresentaram valores mais elevados do que os não disfônicos para o parâmetro VTI (p=0,042); o contrário ocorreu para o SPI (p=0,034). Não houve diferença significante entre os dois grupos para o NHR (p=0,075); esta é uma medida de ruído mais global que pode ser decorrente de variações tanto de amplitude e frequência, como de presença de turbulência, subharmônicos e quebras de sonoridade. O VTI indica o nível de energia relativa em ruídos de alta frequência e o valor mais elevado encontrado no grupo de disfônicos é relacionado à turbulência causada pelo fechamento incompleto das pregas vocais e, consequentemente, à soprosidade. O SPI reduzido em disfônicos indica menor suavidade à fonação para este grupo, uma vez que este é um parâmetro indicativo de quão suave ou comprimido é o fechamento glótico durante a fonação, ele é dado pela razão média da energia harmônica de baixa frequência. Tais medidas parecem promissoras para auxiliar a compreensão do ruído vocal e o acompanhamento terapêutico. Conclusão: Dentre os parâmetros de ruído da onda sonora, o VTI e o SPI distinguiram as vozes de indivíduos com e sem disfonia.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 6065.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.