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Avaliação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão relacionada à promoção do desenvolvimento infantil em instituições de ensino superior do interior paulista

Alfredo Almeida Pina de Oliveira Anna Maria Chiesa; Roseli de Lana Moreira; Rosemary Aparecida Fracolli Pécora

Revista Cultura e Extensão USP São Paulo v. 12, p. 47-65, nov. 2014

São Paulo 2014

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CHIESA, A. M. doc 115e )(Acessar)

  • Título:
    Avaliação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão relacionada à promoção do desenvolvimento infantil em instituições de ensino superior do interior paulista
  • Autor: Alfredo Almeida Pina de Oliveira
  • Anna Maria Chiesa; Roseli de Lana Moreira; Rosemary Aparecida Fracolli Pécora
  • Assuntos: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE; INSTITUIÇÕES DE ENSINO (INTEGRAÇÃO); DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • É parte de: Revista Cultura e Extensão USP São Paulo v. 12, p. 47-65, nov. 2014
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p47-65>. Acesso em: 26 fev. 2015
  • Descrição: Este artigo propõe um esquema analítico para a avaliação da incorporação de conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil (DI) à luz da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Analisou-se um programa desenvolvido por uma fundação do terceiro setor que articulou representantes da comunidade local, das instituições de ensino superior (IES) e dos setores da saúde, educação e assistência social de cinco municípios no interior paulista. Evidências da neurociência, epigenética e sociologia da infância indicam a importância dos investimentos sociais na primeira infância (PI). Tem-se como objetivo conhecer a inclusão de conteúdos inovadores de DI nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão dessas IES partícipes. Realizou-se uma pesquisa-ação com 15 coordenadores de 8 cursos de graduação que responderam a um questionário e forneceram as ementas e planos de ensino de 47 disciplinas e atividades de pesquisa e de extensão. Os cursos avaliados incluíam o ensino dos conteúdos de DI sem incorporar as evidências recentes e, tampouco, articulavam a pesquisa e a extensão. Tópicos essenciais para o cuidado integral e integrado na PI são pouco abordados na maioria dos cursos. Considera-se que o esquema analítico proposto evidenciou como ocorre a articulação ensino-pesquisa-extensão relacionada à PI nos cursos avaliados, contribuindo para o alcance da integração desejada
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 47-65.
  • Idioma: Português

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