skip to main content

Multimodalidade e formação crítica na área de línguas

Walkyria Monte-Mór Programação do 63o. Seminário do GEL (63. 2015 Campinas)

Programação e resumos Campinas: GEL, 2015

São Paulo GEL 2015

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Resumo no registro )(Acessar)

  • Título:
    Multimodalidade e formação crítica na área de línguas
  • Autor: Walkyria Monte-Mór
  • Programação do 63o. Seminário do GEL (63. 2015 Campinas)
  • Assuntos: LINGUAGEM; LETRAMENTO
  • É parte de: Programação e resumos Campinas: GEL, 2015
  • Notas: Disponível em: <http://www.gel.org.br/seminariosAnteriores.php>
  • Descrição: Partindo da premissa da afinidade entre as teorias bakhtinianas e as visões de linguagem trabalhadas em pesquisas sobre letramentos/multiletramentos, essa apresentação discute aspectos presentes em ambos estudos, priorizando a relação entre os conceitos ‘multi’ e as perspectivas de deslocamento nas interações com as linguagens e na construção de sentidos nessas. O trabalho considera as ponderações de Kubota (2014) sobre as características da visada multi/plural (‘multi/plural turn’), adotada ideologicamente pelo multiculturalismo neoliberal no qual perpetuam-se as questões sobre diferenças e desigualdades, mas salienta a relevância da multimodalidade no ensino e na aprendizagem de línguas. Ressalta que a perspectiva multimodal vai além da justaposição das várias modalidades de linguagem e sentidos atualmente reconhecidas (escrita, oral, visual, espacial, de gestos etc.) e entende que essa perspectiva redireciona a educação para o desenvolvimento de habilidades, como construção de sentidos, e para a expansão epistemológica e crítica. As reflexões recorrem aos estudos realizados nacional e internacionalmente sobre o tema. Além da citada referência, a comunicação se concentra nas contribuições e nos desafios dos estudos sobre multimodalidades (VAN LEEUWEN 2011; KRESS 2003, 2010; CHUN 2012), letramentos (LANKSHEAR E KNOBEL 2003; 2008; 2013; COPE; KALANTZIS 2000; 2008; 2012) e construção de sentidos (GEE 2003; 2011; 2013)
  • Editor: São Paulo GEL
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 18-19.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.