skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Influência da suplementação de vitaminas A, D e E na função imune de bezerros alimentados com dieta á base de feno capim tifton (Cynodon spp.)

Endrew R. M Martins Heloisa Godoi Bertagnon; Camila Freitas Batista; Renata Caminha Gomes; Kamila Reis Santos; Jessyca Beraldi Bellinazzi; Alice Maria Melville Paiva Della Libera

Pesquisa Veterinária Brasileira Rio de Janeiro v. 36, n. 5, p. 453-459, 2016

Rio de Janeiro 2016

Localização: FMVZ - Fac. Med. Vet. e Zootecnia    (DEL - 99 )(Acessar)

  • Título:
    Influência da suplementação de vitaminas A, D e E na função imune de bezerros alimentados com dieta á base de feno capim tifton (Cynodon spp.)
  • Autor: Endrew R. M Martins
  • Heloisa Godoi Bertagnon; Camila Freitas Batista; Renata Caminha Gomes; Kamila Reis Santos; Jessyca Beraldi Bellinazzi; Alice Maria Melville Paiva Della Libera
  • Assuntos: BEZERROS -- IMUNOLOGIA; VITAMINA A; VITAMINA D; VITAMINA E; SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS PARA ANIMAIS
  • É parte de: Pesquisa Veterinária Brasileira Rio de Janeiro v. 36, n. 5, p. 453-459, 2016
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2016000500016>. Acesso em: 19 out. 2016
  • Notas Locais: Na FMVZ, ver acervo: DEL-99 Documento Digital
  • Descrição: As vitaminas são compostos orgânicos necessários em poucas quantidades no organismo, todavia indispensáveis para as funções metabólicas. Elas se inserem em inúmeras reações metabólicas, fisiológicas e imunes das células, necessárias para a manutenção da saúde animal, além de atuarem como imunoestimulante. Embora a dieta rica em folhagens verdes frescas forneça quantidades suficientes de vitaminas A, D e E a suplementação intensiva com alimentos conservados na forma de feno ou silagem pode reduzir em até 50 % dos teores destas vitaminas no alimento. Diante disso, a proposta do trabalho foi verificar se a administração parenteral de vitaminas A, D e E age como imunoestimulante em garrotes estabulados e alimentados exclusivamente com feno de tifton. Para tanto 14 bovinos foram divididos em dois grupos homogêneos, sendo o grupo S, suplementado com vitamina A, D e E em dose única de 30 mL por via intramuscular; e o grupo C, sem suplementação. Ambos os grupos foram alojados em baias parcialmente privadas de sol, e alimentados com feno por um período de três meses. A avaliação imune foi realizada por hemogramas e ensaio de função leucocitária (metabolismo oxidativo e fagocitose) nos momentos antes do tratamento, três e dez dias após os tratamentos. Tendo em vista que a suplementação com polivitamínicos A, D e E aumentou a porcentagem da atividade de células granulocítica e a intensidade da atividade de células mononucleares, além de intensificar o efeito antioxidante prolongando a sobrevida de hemácias e neutrófilos, conclui-se que esta suplementação promoveu efeito benéfico na resposta imune de bezerros da Raça Holandesa, apesar dos efeitos deletérios da alimentação exclusiva com feno e da privação parcial da incidência solar direta.
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 453-459.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.