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A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização o que há de novo no Plano Nacional de Educação?

Maria Helena Augusto

Cadernos CEDES Campinas v. 35, n. 97, p. 535-552, set./dez. 2015

Campinas 2015

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização o que há de novo no Plano Nacional de Educação?
  • Autor: Maria Helena Augusto
  • Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL -- BRASIL; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DO PROFESSOR; SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
  • É parte de: Cadernos CEDES Campinas v. 35, n. 97, p. 535-552, set./dez. 2015
  • Notas: Disponível em: <http://ref.scielo.org/wzp7q3>. Acesso em: 02 fev. 2017
  • Descrição: Estão ocorrendo na área de educação, em contexto mundial, mudanças nos sistemas educacionais no sentido de exercer um mais amplo controle sobre os resultados escolares, associando-os às prestações de contas e à responsabilização dos professores e da gestão escolar. Tendo por referência os estudos sobre a regulação educativa, pretende-se neste texto, analisar as atuais políticas educacionais no Brasil, que incentivam o mérito de professores e escolas pelos resultados dos alunos nos testes em larga escala, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e outros sistemas estaduais de avaliação. A partir de análise de dados de pesquisa sobre o trabalho docente na educação básica, pergunta-se: qual a percepção dos professores sobre as atuais políticas de responsabilização? O que se propõe neste texto para reflexão é a análise da provável correlação/associação que poderia estar sendo proposta no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, entre o incentivo ao mérito docente e as políticas de valorização dos professores da educação básica, como a progressão nas carreiras profissionais, os reajustes, e bonificações salariais
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 535-552.
  • Idioma: Português

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