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Triagem auditiva em escolares da rede pública de uma região Ribeirinha da Amazônia brasileira

L. K. F. Andrade M. L Caldana Caldana, Magali de Lourdes; P. A Bastos; L. G Peruchi; I. A Quadros; C. E Santo; L. C. B. J Corteletti Corteletti, Lilian Cassia Bórnia Jacob; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2016 São Paulo)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2016

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2016

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  • Título:
    Triagem auditiva em escolares da rede pública de uma região Ribeirinha da Amazônia brasileira
  • Autor: L. K. F. Andrade
  • M. L Caldana Caldana, Magali de Lourdes; P. A Bastos; L. G Peruchi; I. A Quadros; C. E Santo; L. C. B. J Corteletti Corteletti, Lilian Cassia Bórnia Jacob; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2016 São Paulo)
  • Materias: TRIAGEM; TRANSTORNOS DA AUDIÇÃO -- DIAGNÓSTICO; CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR; AMAZÔNIA BRASILEIRA
  • Es parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2016
  • Notas: Disponível em: <http://sbfa.org.br/portal/anais2016/pg.php?pg=anais>. Acesso em: 14 fev. 2017
  • Notas locales: MPC Digital
  • Descripción: A “Expedição Ribeirinhos” é um projeto de extensão universitária que acontece anualmente na comunidade ribeirinha de Calama, município de Porto VelhoRO, nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia, coordenados pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Durante a permanência na comunidade, são realizados atendimentos educativos e assitenciais voltados à triagem e avaliação auditiva, adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual, avaliação e terapia intensiva dos aspetos da linguagem, motricidade orofacial e voz, bem como educação em saúde. A triagem auditiva em escolares não tem como principal objetivo diagnosticar a perda auditiva, mas sim avaliar um grande número de indivíduos, sem sintomas aparentes, a fim de identificar aqueles que possam ter a perda, para com isto encaminhálos para procedimentos mais elaborados para um diagnóstico preciso e para minimizar possíveis efeitos da deficiência auditiva no processo de aprendizagem. Objetivo: Apresentar o desempenho de escolares na triagem auditiva realizada em comunidade ribeirinha do região amazônica. Metodologia: Foram avaliados 100 crianças, sendo 38% (n=38) do gênero feminino e 62% (n=62) do gênero masculino, escolares do ensino fundamental de uma escola municipal de Calama, distrito de Porto VelhoRO. Dessa forma foram analisadas 200 orelhas. A triagem foi constituída pela meatoscopia (TK Missouri) e pesquisa dos limiares de 0,5k a 4k Hz com audiômetro pediátrico portátil PA5 (interacustics) com fone auricular TDH 39. Foi considerado como falha uma resposta em qualquer frequência pesquisada maior que 20dbNA. A triagem foi realizada em sala silenciosa, na própria escola e as crianças foram avaliadas individualmente
    Resultados: Na meatoscopia, foi verificado que 83% (n= 166) das orelhas não apresentaram alterações e 17% (n=34) apresentaram, sendo o excesso de cerúmen a mais observada. Decorrente das alterações da meatoscopia, 13,5% (n=27) dos escolares foram encaminhados ao Serviço de Saúde local para avaliação e conduta do médico generalista, uma vez que a comunidade dispõe apenas de atenção básica, não sendo possível o encaminhamento para atendimento otorrinolaringológico. Quanto à pesquisa dos limiares auditivos, a média dos limiares de 0,5k, 1k, 2k e 4k Hz para as 200 orelhas foram de respectivamente, 9,6 dBNA, 2,3 dBNA, 0,7 dBNA e 0,6 dBNA. Apenas 1% dos escolares (n=1), do gênero feminino, falhou na triagem de acordo com o critério estabelecido, sendo as médias das frequências pesquisadas para orelha direita e esquerda de, respectivamente, 35 e 42,5 dBNA. O escolar foi encaminhado para avaliação audiológica convencional. Conclusão:Das 200 orelhas avaliadas, 99% (n=198) apresentaram normalidade nos limiares auditivos. Além disso, com a meatoscopia, foi possível verificar que que 83% (n= 166) das orelhas não apresentaram alterações e 17% (n=34) apresentaram. A realização da triagem auditiva em escolares buscou detectar e identificar precocemente alterações auditivas, permitindo um trabalho imediato para oferecer condições auditivas adequadas no processo de aprendizagem
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Fecha de creación: 2016
  • Formato: p. 9118.
  • Idioma: Portugués

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