skip to main content

Avaliação da qualidade da informação relacionada à cárie dentária em sites brasileiros

M. M. Coelho P. E. A Aguirre; Daniela Rios; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; A. F. P Cruvinel; Thiago Cruvinel da Silva; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro" (30. 2017 Bauru)

Journal of Applied Oral Science Bauru v. 25, sp. issue, p. 241-242, res. SC21, 2017.

Bauru 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação da qualidade da informação relacionada à cárie dentária em sites brasileiros
  • Autor: M. M. Coelho
  • P. E. A Aguirre; Daniela Rios; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; A. F. P Cruvinel; Thiago Cruvinel da Silva; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro" (30. 2017 Bauru)
  • Assuntos: INFORMAÇÃO; INTERNET; CÁRIE DENTÁRIA
  • É parte de: Journal of Applied Oral Science Bauru v. 25, sp. issue, p. 241-242, res. SC21, 2017.
  • Notas: Disponível em: <http://web.fob.usp.br/biblioblog/eventos/jaosv25spissue2017.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade das informações relacionadas à cárie dentaria em sites brasileiros. Os termos em português foram obtidos pelo uso do Google Search e Keyword Planner. Os termos mais buscados e relevantes foram incluídos na estratégia final de busca [“cárie”+“carie”+“carie dentaria”]. 188 sites foram obtidos a partir dos primeiros links recuperados pela pesquisa do Google (n=120), Baidu(n=25), Yahoo!(n=23) e Bing(n=20). Foram excluídos os sites duplicados(n=63), não acessíveis ou não relacionados à saúde humana(n=50). 75 sites foram qualificados por dois avaliadores independentes utilizando os instrumentos DISCERN e JAMA Benchmark. Para avaliar a leiturabilidade dos conteúdos escritos, as métricas FleschKincaid Reading Ease e Fernandez-Huerta foram utilizadas. Os conteúdos digitais foram classificados como de má qualidade com pontuação DISCERN (x=35,68, 19-64) e JAMA (x=1,12, 0-3), considerados como materiais de leitura de alta dificuldade por FRE e como simples e acessível por FHRF. Observou-se correlação negativa entre o ranking e os escores de qualidade (teste de classificação de Spearman). A qualidade da informação dos sites de saúde foi similar aos de não-saúde (teste U de MannWhitney); Contudo, os sites com maior variedade de informações sobre cárie dentária foram melhores do que aqueles com conteúdo limitado (análise de agrupamento hierárquico pelo método de variância mínima de Ward, Kruskal Wallis e teste de Dunn pós-hoc). Conclui-se que os conteúdos relacionados à cárie dentária encontrados em sites brasileiros foram considerados simples e de baixa qualidade, sem diferenças entre sites de saúde e os de não-saúde. O que pode interferir no processo de tomada de decisão do paciente em busca do tratamento adequado.
    Estes resultados indicam a necessidade do desenvolvimento de políticas para a produção e publicação de informações de saúde na web, encorajando os dentistas a orientar seus pacientes na busca de sites de saúde bucal.
  • Editor: Bauru
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 241-242, res. SC21.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.