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Novos letramentos e ativismo aprendizagens formal e informal nas ocupações de escolas em São Paulo

Richard Romancini Fernanda Castilho

Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación São Paulo v. 14, n. 26, p. 128-138, 2017

São Paulo 2017

Acesso online

  • Título:
    Novos letramentos e ativismo aprendizagens formal e informal nas ocupações de escolas em São Paulo
  • Autor: Richard Romancini
  • Fernanda Castilho
  • Assuntos: LETRAMENTO; COMPETÊNCIA INFORMACIONAL; TECNOLOGIA; JOVENS; ATIVISMO; EDUCAÇÃO; MOVIMENTO ESTUDANTIL
  • É parte de: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación São Paulo v. 14, n. 26, p. 128-138, 2017
  • Notas: Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/922. Acesso em: 29 out. 2020
  • Descrição: Observar a relação entre o conhecimento requerido pelos jovens para a produção de mídia no contexto das ocupações de escolas públicas em São Paulo em 2015 e o que eles aprendem na escola é o objetivo principal deste trabalho. Utilizamos o conceito de política participativa (Jenkins, 2016) para a análise dos novos letramentos digitais, percebendo nas entrevistas, no grupo focal e nas postagens, as práticas juvenis de ativismo como mecanismo de resistência (Carpentier, 2011). Conclui-se que os conhecimentos escolares são utilizados indiretamente nas práticas midiáticas, mas os aprendizados tecnológicos se dão no contexto informal de socialização
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 128-138.
  • Idioma: Português

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