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Checklist para identificação de crianças de risco para alterações de linguagem oral nova proposta

Ana Carulina Spinardi Panes Camila De Castro Corrêa; Luciana Paula Maximino

Distúrbios da Comunicação São Paulo v. 30, n. 2, p. 278-287, jun. 2018

São Paulo 2018

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  • Title:
    Checklist para identificação de crianças de risco para alterações de linguagem oral nova proposta
  • Author: Ana Carulina Spinardi Panes
  • Camila De Castro Corrêa; Luciana Paula Maximino
  • Subjects: IDENTIFICAÇÃO; CRIANÇAS; FATORES DE RISCO; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM INFANTIL -- PREVENÇÃO E CONTROLE; LINGUAGEM ORAL
  • Is Part Of: Distúrbios da Comunicação São Paulo v. 30, n. 2, p. 278-287, jun. 2018
  • Notes: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-278-287>. Acesso em: 02 ago. 2018
  • Local notes: MPC Digital
  • Description: INTRODUÇÃO: Um método de avaliação rápida e eficaz do desenvolvimento da linguagem oral é a utilização de checklists. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi desenvolver um instrumento (checklist) para identificação precoce de crianças com risco para desenvolver alterações de linguagem oral ou que já apresentam sinais dessas alterações. MÉTODOS: O processo para a elaboração do checklist foi dividido nas seguintes etapas: etapa 1 - análise (preparação de uma versão prévia para ser analisada por fonoaudiólogos juízes), etapa 2 - revisão (adequação do checklist), etapa 3 - avaliação por usuários e juízes e etapa 4 - finalização. RESULTADOS: O checklist desenvolvido neste estudo foi denominado “Checklist para Identificação de Crianças com Risco ou Indícios Clínicos para Alteração de Linguagem- CICRICAL”. O instrumento foi dividido em duas partes: a primeira contemplou os aspectos relacionados à presença de fatores de risco e a segunda os principais marcos do desenvolvimento linguístico. Na etapa 1, oito juízes analisaram a versão prévia do checklist e a maioria considerou que o instrumento possuía informações claras e conteúdo adequado ao objetivo pretendido. A partir da análise das respostas, o checklist foi reformulado (etapa 2), tendo sido inserido um Manual de Aplicação e algumas informações adicionais. A versão reformulada foi avaliada pelos mesmos fonoaudiólogos que analisaram a versão preliminar e também por profissionais da saúde e educação (etapas 3 e 4). CONCLUSÃO: O “Checklist para Identificação de Crianças com Risco ou Indícios Clínicos para Alteração de Linguagem - CICRICAL” desenvolvido foi considerado um instrumento pertinente, abrangente, claro e relevante.
  • Publisher: São Paulo
  • Creation Date: 2018
  • Format: p. 278-287.
  • Language: Portuguese

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