skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Precisão da adaptação de infraestruturas em zircônia para coroas sobre implante confeccionadas por sistema CAD/CAM

S. S. F. Strelhow P. H. H Job; L. J. A Silva; B. M Ferrairo; C. E. E Rezende; J. A Griggs; Ana Flávia Sanches Borges; José Henrique Rubo; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (36. 2019 Campinas)

Brazilian Oral Research v. 33, p. 523, res. PN1845, 2019. Supplement 2 1807-3107

São Paulo 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Precisão da adaptação de infraestruturas em zircônia para coroas sobre implante confeccionadas por sistema CAD/CAM
  • Autor: S. S. F. Strelhow
  • P. H. H Job; L. J. A Silva; B. M Ferrairo; C. E. E Rezende; J. A Griggs; Ana Flávia Sanches Borges; José Henrique Rubo; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (36. 2019 Campinas)
  • Assuntos: ADAPTAÇÃO; ZIRCÔNIA -- QUÍMICA; COROAS DENTÁRIAS; CAD/CAM; CERÂMICA -- QUÍMICA
  • É parte de: Brazilian Oral Research v. 33, p. 523, res. PN1845, 2019. Supplement 2 1807-3107
  • Notas: Disponível em: https://www.sbpqo.org.br/hotsite2019/SBPqO_BORv033_book_p5.pdf. Acesso em: 14 julho 2021
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O objetivo desse estudo foi avaliar a precisão da adaptação de infraestruturas (IEs) cerâmicas fresadas por um sistema CAD/CAM e a precisão do sistema na adaptação marginal (AM), espaço para cimentação (EC) e espessura mínima (EM) de copings de Y-TZP (zircônia). Um pilar de Y-TZP parafusado sobre implante foi escaneado, a IE desenhada virtualmente, utilizando parâmetros adequados, e 12 copings de Y-TZP foram fresados e sinterizados. Para avaliação da espessura, os copings foram levados a um escâner de microtomografia computadorizada (micro-CT) para a obtenção da reconstrução tridimensional dos espécimes, possibilitando a secção transversal das imagens de forma padronizada e posteriormente a mensuração da espessura dos mesmos. Em seguida, realizou-se medições da adaptação entre coping e pilar, posicionando os copings sobre o pilar sob uma carga axial de 5Kg por 1 minuto. Os espécimes foram levados ao micro-CT para a obtenção das imagens da interface entre pilar e IE, visando a análise da fenda marginal e do espaço para cimentação. A análise estatística revelou não uniformidade no EC, com alteração da região oclusal, e aumento do espaço de adaptação, e a EM apresentou diferença estatística em dois dos nove locais medidos, comparada à espessura escolhida no software. Observou-se ainda que a parede axial vestibular e oclusal, estiveram abaixo do limite estipulado pelo sistema. Conclui-se que as infraestruturas de Y-TZP fresadas pelo sistema CAD/CAM não são perfeitamente precisas quando se avalia a espessura dos espécimes e o espaço de adaptação no terço oclusal.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 523, res. PN1845.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.