skip to main content

Relato de experiência curso de atualização para professor do atendimento educacional especializado

Larissa de Almeida Carneiro Regina Tangerino de Souza Jacob; COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Prof.ª Dr.ª Giédre Berretin-Felix" (26. 2019 Bauru)

Anais Bauru 2019

Bauru 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Relato de experiência curso de atualização para professor do atendimento educacional especializado
  • Autor: Larissa de Almeida Carneiro
  • Regina Tangerino de Souza Jacob; COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Prof.ª Dr.ª Giédre Berretin-Felix" (26. 2019 Bauru)
  • Assuntos: TREINAMENTO PROFISSIONAL; PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA -- REABILITAÇÃO; PROFESSORES
  • É parte de: Anais Bauru 2019
  • Notas: Disponível em: https://cofab.fob.usp.br/wp-content/uploads/sites/872/dlm_uploads/2021/03/26-Anais-XXVI-COFAB-2019.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivo: Promover a capacitação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre as tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva (DA), para que atuem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar. Metodologia: O público-alvo foram os professores do AEE da rede pública, entretanto, houve demanda de professores de ensino regular e da rede privada, com isso, participaram 41 professores da rede pública e privada de nove cidades do estado de São Paulo. A dinâmica do curso foi de três encontros presenciais no período de abril a julho de 2019, com atividades complementares à distância. Os dois primeiros encontros foram realizados na sala de treinamento da biblioteca e o último encontro na sala 1 do bloco didático 3, ambos os locais localizados na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Os temas abordados versavam sobre ruído, microfone remoto, acomodações acústicas e autoadvocacia da pessoa com deficiência. Resultados e Conclusão: Os participantes do curso, em sua maioria, demonstraram ter algum conhecimento prévio sobre as tecnologias de acessibilidade, bem como experiência com estudantes com DA. Estes conhecimentos foram aprimorados e trabalhados com questões práticas, como exercícios com casos clínicos e situações problemas. Os participantes conseguiram articular o conteúdo teórico com a prática, sendo capazes de descrever a condição auditiva, tipo de dispositivo auditivo utilizado, tecnologia assistiva e/ou acomodações recomendados. O professor do AEE tem um papel crucial de colaboração e troca de experiência com o professor da classe regular para que desenvolvam um projeto de atividades com os estudantes com deficiência que dialogue com o que está sendo trabalhado no currículo da sala
    Por ser o professor de AEE o responsável por receber os estudantes com DA na sala de recursos, o mesmo poderá atuar como multiplicador dos conhecimentos adquiridos no curso de atualização, independentemente da rotatividade dos professores da sala regular.
  • Editor: Bauru
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 99-100.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.