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Uma análise estratégica sobre o mercado brasileiro de chocolates

Paschoal Federico Neto Milton Francesconi; Marcelo Caldeira Pedroso

Brazilian Journals of Business Curitiba v. 3, n. 4, p. 3108-3127, edição especial, ago. 2021

Curitiba 2021

Acesso online

  • Título:
    Uma análise estratégica sobre o mercado brasileiro de chocolates
  • Autor: Paschoal Federico Neto
  • Milton Francesconi; Marcelo Caldeira Pedroso
  • Assuntos: VALOR (ADMINISTRAÇÃO); ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL; INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
  • É parte de: Brazilian Journals of Business Curitiba v. 3, n. 4, p. 3108-3127, edição especial, ago. 2021
  • Notas: Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index. Acesso em: 13 out. 2021
  • Notas Locais: A Biblioteca possui cópia digital do artigo
  • Descrição: Este artigo objetiva apresentar uma análise estratégica sobre o mercado brasileiro de chocolates. Para tanto, ele se propõe a analisar as seguintes questões: (i) Como a cadeia de valor do setor de chocolates pode ser modelada?; (ii) Quais são os principais pontos de geração de lucro nesta cadeia?; (iii) Qual é o posicionamento competitivo de algumas das empresas que atuam na comercialização de chocolates no Brasil? A pesquisa pode ser classificada como descritiva qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com altos executivos do setor, bem como pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, explicita uma proposta de cadeia de valor e as oportunidades de lucro no segmento, assim como propõe um mapa de posicionamento competitivo de empresas atuantes no mercado. A cadeia é representada por seis elos verticais e um horizontal. Os elos verticais abordam cinco principais atividades de agregação de valor, além do consumidor final. Esses elos são: (i) Produção agrícola do cacau; (ii) Processamento do cacau; (iii) Processamento de semiacabados; (iv) Fabricação do chocolate e derivados; (v) Canais de distribuição e venda; e (vi) Consumidor final. O elo horizontal corresponde às atividades de regulação. Os principais pontos de geração de lucro ocorrem nas vendas de: (i) Frutos in natura; (ii) Nibs triturados e torrados; (iii) Líquor, torta de cacau e manteiga de cacau, cacau em pó, chocolate industrial; (iv) Produto final e distribuição; (v) Comercialização. O posicionamento competitivo das empresas pode ser representado por quatro segmentos aqui denominados “tradicionais”, “democráticos”, “premium” e “gourmet”
  • Editor: Curitiba
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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