skip to main content

O aprender na comunidade análise qualitativa da experiência da clínica ampliada de promoção de saúde

Janaína Bergoli Galeazzi Fernanda Campos de Almeida Carrer; Maria Ercília de Araújo; Mariana Lopes Galante; Maria Clara Lembo Teixeira; Letícia Cristina Moreira; Reunião de Pesquisa (25. 2021); Seinário de Iniciação Científica (22. 2021)

Clinical and Laboratory Research and Dentistry São Paulo 2021

São Paulo análise qualitativa da experiência da clínica ampliada de promoção de saúde 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    O aprender na comunidade análise qualitativa da experiência da clínica ampliada de promoção de saúde
  • Autor: Janaína Bergoli Galeazzi
  • Fernanda Campos de Almeida Carrer; Maria Ercília de Araújo; Mariana Lopes Galante; Maria Clara Lembo Teixeira; Letícia Cristina Moreira; Reunião de Pesquisa (25. 2021); Seinário de Iniciação Científica (22. 2021)
  • Assuntos: PROMOÇÃO DA SAÚDE; PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
  • É parte de: Clinical and Laboratory Research and Dentistry São Paulo 2021
  • Notas: Disponivel em: https://www.revistas.usp.br/clrd/issue/view/11926. Acesso em: dez. 2021
  • Descrição: Introdução: Com o agravamento das crises econômicas e sociais, aumentam também as iniquidades em saúde da população. A compreensão da complexidade do processo saúde-doença é fundamental no oferecimento de um cuidado mais efetivo, e um dos caminhos para formar profissionais mais capacitados se dá pela aproximação com a comunidade. Objetivos: A metodologia do communitybased dental education é aplicada pela disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo por meio de atividades extramuros, e este trabalho teve como objetivo compreender a influência desta experiência junto à comunidade no processo de aprendizagem. Materiais e Métodos: Foi realizado estudo de caso holístico e singular e, com auxílio do modelo para aprendizagem ao longo da vida da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina de Washington, realizou-se a pesquisa documental dos portfólios produzidos pelos discentes. Resultados: Foi possível identificar um melhor entendimento de temas subjetivos e complexos, além da revisão de suposições, valores e preconceitos dos alunos, pela aproximação com o território. O trabalho em equipe contribuiu na superação de dificuldades e no desenvolvimento psicossocial e crítico dos estudantes, e o vínculo com a comunidade proporcionou maior compreensão da singularidade dos indivíduos, do processo social e da importância do cuidado humanizado. Conclusão: A partir do contato com a comunidade, a complexidade do processo saúde-doença ganhou contexto, contribuindo em uma educação crítica, humanista e reflexiva para futuros profissionais mais capacitados a exercer um cuidado ampliado em saúde
  • Editor: São Paulo análise qualitativa da experiência da clínica ampliada de promoção de saúde
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 58.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.