skip to main content

Os corpos das danças no currículo cultural de educação física

Adriana de Faria Gehres Pedro Xavier Russo Bonetto; Marcos Garcia Neira

Educação em Revista Belo Horizonte v.36, p.1-18, 2020

Belo Horizonte, MG 2020

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Os corpos das danças no currículo cultural de educação física
  • Autor: Adriana de Faria Gehres
  • Pedro Xavier Russo Bonetto; Marcos Garcia Neira
  • Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; CURRÍCULO; DANÇA; CORPO (EDUCAÇÃO FÍSICA)
  • É parte de: Educação em Revista Belo Horizonte v.36, p.1-18, 2020
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698219772. Acesso em: 27 jan. 2022
  • Descrição: O currículo cultural de Educação Física é uma proposta inspirada nos pressupostos teóricos dos estudos culturais, do multiculturalismo crítico, do pós-estruturalismo e do pós-colonialismo (NEIRA, 2019), e, desde 2004, vem sendo realizada nas escolas de Educação Básica pelos professores e professoras do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e continuamente reelaborada. Para o GPEF, as práticas corporais são textos culturais produzidos pela linguagem corporal e discursiva. O registro no formato de relatos de experiência é um dos procedimentos adotados pelo grupo. Nosso objetivo foi cartografar (DELEUZE; GUATTARI, 1996) os relatos das experiências com danças, entendendo os corpos das danças como os conteúdos propostos pelo currículo cultural. Para tanto, foram analisados 15 documentos, identificados num universo de 113 relatos divulgados no site institucional do GPEF. Nossa cartografia produziu vontades de compor, multiplicar e intensificar que acionaram políticas públicas, currículo cultural, corpos e danças.
  • Editor: Belo Horizonte, MG
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 1-18.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.