skip to main content

A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física por que os professores fazem o que fazem?

Pedro Xavier Russo Bonetto Marcos Garcia Neira

Educação (Santa Maria) Santa Maria v. 44, p.1-23, 2019

Santa Maria, RS 2019

Comprobar fondos(Obténgalo)

  • Título:
    A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física por que os professores fazem o que fazem?
  • Autor: Pedro Xavier Russo Bonetto
  • Marcos Garcia Neira
  • Materias: Deleuze, Gilles 1925-1995; EDUCAÇÃO FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; CURRÍCULO; EDUCAÇÃO FÍSICA -- ASPECTOS CULTURAIS; ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Es parte de: Educação (Santa Maria) Santa Maria v. 44, p.1-23, 2019
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644433532. Acesso em: 31 jan. 2022
  • Descripción: Na esteira do exemplo de Deleuze-professor, o presente artigo problematiza os elementos a partir dos quais 10 docentes constroem o currículo cultural da Educação Física, ou seja, os aspectos didático-metodológicos que mobilizam e as forças que os atravessam quando pensam as atividades de ensino. Como forma de produção de dados, recorreu-se ao Diário de Bordo Digital e ao Grupo de Discussão. Nas análises realizadas mediante o confronto com o referencial deleuze-guattariano, que a “escrita-currículo” é produzida no entrecruzar de infinitas linhas, algumas molares (as leis educacionais, as regras e normas do regimento escolar, o Projeto Político Pedagógico), outras moleculares (a cultura dos alunos, seus desejos, atitudes, falas, as disposições espaciais, temporais e os princípios pedagógicos) e, por fim, as linhas de fuga, que, sendo efêmeras, passam pela “escrita-currículo” como acontecimentos e agenciamentos inesperados, disruptivos e criadores. Atentos e desejando tais agenciamentos, os professores e professoras, sensíveis às linhas de força flexíveis, fazem da “escrita-currículo” um acontecimento sempre traduzido, singular, diferente, especial, raro e único.
  • Editor: Santa Maria, RS
  • Fecha de creación: 2019
  • Formato: p. 1-23.
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere