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O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da educação física

Pedro Xavier Russo Bonetto Marcos Ribeiro das Neves; Marcos Garcia Neira

Práxis Educativa Ponta Grossa v. 12, n. 2, p. 448-463, maio/ago. 2017

Ponta Grossa, PR 2017

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  • Título:
    O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da educação física
  • Autor: Pedro Xavier Russo Bonetto
  • Marcos Ribeiro das Neves; Marcos Garcia Neira
  • Assuntos: DIVERSIDADE CULTURAL; EDUCAÇÃO FÍSICA -- ASPECTOS CULTURAIS; CURRÍCULO
  • É parte de: Práxis Educativa Ponta Grossa v. 12, n. 2, p. 448-463, maio/ago. 2017
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0009. Acesso em: 03 fev. 2022
  • Descrição: A diferença, no sentido da identidade cultural, desponta como demanda urgente aos currículos de todas as disciplinas. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar o tratamento dado às diferenças por algumas das propostas mais relevantes na área da Educação Física. Foram analisadas três obras brasileiras que reconhecidamente influenciaram na disseminação dos currículos psicomotor (FREIRE, 1989), desenvolvimentista (TANI et al., 1988) e crítico-superador (SOARES et al.,1992). Os resultados revelam uma perspectiva conservadora baseada a. na assimilação das diferenças ou b. na apropriação humanística, respaldada na crença do princípio de igualdade independentemente de questões de etnia, gênero ou sexualidade. A conclusão é de que, em ambos os casos, o que se busca é integrar os diferentes grupos culturais à cultura dominante para que todos possam competir em grau de igualdade na sociedade capitalista moderna.
  • Editor: Ponta Grossa, PR
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 448-463.
  • Idioma: Português

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