skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Educação Física decolonial análise, desafios e perspectivas em Paulo Freire e Frantz Fanon

Cláudio Aparecido Sousa Thiago Batista Costa; Mônica Caldas Ehrenberg

Educação Santa Maria v. 46, p. 1-27. jan./dez. 2021

Santa Maria, RS 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Educação Física decolonial análise, desafios e perspectivas em Paulo Freire e Frantz Fanon
  • Autor: Cláudio Aparecido Sousa
  • Thiago Batista Costa; Mônica Caldas Ehrenberg
  • Assuntos: Freire, Paulo 1921-1997; Fanon, Frantz 1925-1961; EDUCAÇÃO FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; EMANCIPAÇÃO; DECOLONIALIDADE
  • É parte de: Educação Santa Maria v. 46, p. 1-27. jan./dez. 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644444110. Acesso em: 04 out. 2022
  • Descrição: O objetivo do presente ensaio teórico é apresentar a perspectiva a Educação Física decolonial, inspirada na teoria de Paulo Freire e Frantz Fanon, possibilitando uma reflexão teórica diante da justiça social e o reconhecimento da identidade negra na sociedade e, ainda, verificar se existem discussões teóricas nessa área sobre a temática. O estudo em questão está amparado especialmente em uma visão crítica de mundo e educacional, no qual está estreitamente apoiada nos conceitos de educação popular e justiça social, amparada na visão decolonial de Freire e Fanon e não tem a pretensão de apresentar um modelo curricular para o componente curricular Educação Física. No entanto, entendemos que é necessário realizar uma reflexão sobre autores e perspectivas teóricas que ainda não adentraram nas discussões desta área do conhecimento. Os resultados da literatura permitiram constatar que a perspectiva decolonial de Freire e Fanon ainda não foram estudadas e introduzidas no debate da área de Educação Física. Concluímos que, é a partir do reconhecimento de uma perspectiva decolonial para a Educação Física que as oportunidades de emancipação social e libertação do sistema colonial poderão oferecer subsídios de esperança para as pessoas subalternas da sociedade.
  • Editor: Santa Maria, RS
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 1-27.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.