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Educação Física decolonial análise, desafios e perspectivas em Paulo Freire e Frantz Fanon

Cláudio Aparecido Sousa Thiago Batista Costa; Mônica Caldas Ehrenberg

Educação Santa Maria v. 46, p. 1-27. jan./dez. 2021

Santa Maria, RS 2021

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  • Título:
    Educação Física decolonial análise, desafios e perspectivas em Paulo Freire e Frantz Fanon
  • Autor: Cláudio Aparecido Sousa
  • Thiago Batista Costa; Mônica Caldas Ehrenberg
  • Assuntos: Freire, Paulo 1921-1997; Fanon, Frantz 1925-1961; EDUCAÇÃO FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; EMANCIPAÇÃO; DECOLONIALIDADE
  • É parte de: Educação Santa Maria v. 46, p. 1-27. jan./dez. 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644444110. Acesso em: 04 out. 2022
  • Descrição: O objetivo do presente ensaio teórico é apresentar a perspectiva a Educação Física decolonial, inspirada na teoria de Paulo Freire e Frantz Fanon, possibilitando uma reflexão teórica diante da justiça social e o reconhecimento da identidade negra na sociedade e, ainda, verificar se existem discussões teóricas nessa área sobre a temática. O estudo em questão está amparado especialmente em uma visão crítica de mundo e educacional, no qual está estreitamente apoiada nos conceitos de educação popular e justiça social, amparada na visão decolonial de Freire e Fanon e não tem a pretensão de apresentar um modelo curricular para o componente curricular Educação Física. No entanto, entendemos que é necessário realizar uma reflexão sobre autores e perspectivas teóricas que ainda não adentraram nas discussões desta área do conhecimento. Os resultados da literatura permitiram constatar que a perspectiva decolonial de Freire e Fanon ainda não foram estudadas e introduzidas no debate da área de Educação Física. Concluímos que, é a partir do reconhecimento de uma perspectiva decolonial para a Educação Física que as oportunidades de emancipação social e libertação do sistema colonial poderão oferecer subsídios de esperança para as pessoas subalternas da sociedade.
  • Editor: Santa Maria, RS
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 1-27.
  • Idioma: Português

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