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Cidades Educadoras e Patrimônio Cultural aproximação teórica

Maria Helena Gabriel Ana Paula de Castro Vieira Vieira; Paulo César Castral

Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades Brasil v. 10, n. 76, p. 73-86, 2022

Brasil 2022

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  • Title:
    Cidades Educadoras e Patrimônio Cultural aproximação teórica
  • Author: Maria Helena Gabriel
  • Ana Paula de Castro Vieira Vieira; Paulo César Castral
  • Subjects: PATRIMÔNIO CULTURAL; AÇÃO COMUNITÁRIA; Cidade Educadora
  • Is Part Of: Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades Brasil v. 10, n. 76, p. 73-86, 2022
  • Notes: Disponível em: https://doi.org/10.17271/23188472107620223184. Acesso em: 08 dez. 2022
  • Description: A proposta é realizar uma revisão do conceito de Cidade Educadora, a fim de melhor compreender as cidades que possuem tal chancela e relacioná-la com as ações próprias ao processo de definição e salvaguarda do Patrimônio Cultural, estabelecendo uma aproximação teórica entre ambos. Objetiva-se discutir em tal aproximação as abordagens que potencializam o diálogo entre os diferentes agentes sociais na solução dos problemas característicos do viver nas cidades. Para tanto, será feita uma revisão bibliográfica,abordando tanto as discussões recentes sobre Patrimônio Cultural, quanto o início das discussões que levantaram a ideia de “cidade educativa” a se tornar o conceito Cidade Educadora. Nesse sentido, a Carta das Cidades Educadoras define pontos que consideram documentos importantes como a Declaração dos Direitos Humanos dentre outros, além de serem pontuados meios para uma cidade tornar-se Cidade Educadora e serem expostos três estudos de caso. Por fim, verifica-se como as experiências na Cidade Educadora podem contribuir para a preservação do Patrimônio Cultural definido pelos grupos sociais e comunidades que se identificam com esse patrimônio e de que modo o encontro conceitual entre Cidade Educadora e Patrimônio Cultural pode ser contemplado nas práticas de Educação Patrimonial
  • Publisher: Brasil
  • Creation Date: 2022
  • Format: p. 73-86.
  • Language: Multiple languages;Portuguese

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