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Desterro em ato práticas educacionais em dimensão performativa
Anna Carolina Ferreira Lima Lima Cintya Regina Ribeiro
Educação & Realidade Porto Alegre v. 47, e112061, 2022
Porto Alegre 2022
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Título:
Desterro em ato práticas educacionais em dimensão performativa
Autor:
Anna Carolina Ferreira Lima Lima
Cintya Regina Ribeiro
Assuntos:
PESQUISA EDUCACIONAL
;
ARTE-EDUCAÇÃO
;
REPRESENTAÇÃO
;
PRÁTICA DE ENSINO
É parte de:
Educação & Realidade Porto Alegre v. 47, e112061, 2022
Notas:
Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/WtrRwQtfRKX95Fr5TrZDdhc/?lang=pt#. Acesso em: 10 maio 2023
Descrição:
Este artigo propõe instaurar uma zona de indiscernibilidade entre os domínios da arte e da educação. Para tanto, confronta documentos relativos tanto à legislação como à pesquisa educacional, com alguns gestos executados pelo artista Nelson Leirner em uma situação de ambiência pedagógica, dando vulto ao problema da demanda por sentido. Evoca procedimentos analíticos operados em três textos de Michel Foucault. Sua companhia permite tomar a representação como uma operação que ultrapassaria o mero ato de representar como re-apresentar a verdade. Tal modo de tomar a representação, em viés performativo, conduz à forja do desterro como estratégia metodológica de investigação de práticas, em seus modos singulares de funcionamento e efeitos.
Editor:
Porto Alegre
Data de criação/publicação:
2022
Formato:
p. 1-20, e112061.
Idioma:
Português
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