skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Max Bill a crítica e o ensino de arquitetura no Brasil, 1948-1962
João Bittar Fiammenghi José Tavares de Correia Lira
2020
Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.
Exibir Online
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Max Bill a crítica e o ensino de arquitetura no Brasil, 1948-1962
Autor:
João Bittar Fiammenghi
José Tavares de Correia Lira
Assuntos:
Bill, Max 1908-1994
;
ARQUITETURA MODERNA -- HISTORIOGRAFIA
;
ARQUITETURA -- ESTUDO E ENSINO
Notas:
Trabalho Final de Graduação da Faculdade Arquitetura e Urbanismo
Descrição:
Este trabalho final de graduação pretende estabelecer pontes entre os caminhos do ensino de arquitetura e de design no Brasil do fim dos anos 40 ao início dos anos 60, e a crítica à arquitetura moderna brasileira do período, especialmente a do arquiteto, designer e artista concretista suíço Max Bill, ex-aluno da Bauhaus e primeiro diretor da Hochschule für Gestaltung (HfG) em Ulm. O primeiro capítulo retrata a querela, veiculada pela imprensa, gerada a partir do posicionamento de Bill em suas conferências no MAM-RJ e na FAU-USP em 1953. O segundo capítulo situa o passado imediato a 1953, localizando a posição de Bill numa crítica mais ampla à arquitetura moderna brasileira que já se difundia internacionalmente, e percorre o envolvimento didático de Bill na HfG, as relações entre o arquiteto suíço e Lina Bo e Pietro M. Bardi, sua exposição retrospectiva no MASP e sua premiação na I Bienal de São Paulo, ambas em 1951. Por fim, o terceiro capítulo busca evidenciar possíveis ressonâncias ao longo da década de 50 das censuras de Bill e suas inflexões no campo da arquitetura, da arte, do ensino de design e arquitetura, particularmente em São Paulo, através do enfoque em relações entre a reforma de ensino da FAU-USP, gestada entre 1956 e 1962, o ensino de desenho industrial e rebatimentos da vertente ulmiana de ensino de projeto no cenário brasileiro.
Data de criação/publicação:
2020
Formato:
206 p il.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao bdta
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript