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Max Bill a crítica e o ensino de arquitetura no Brasil, 1948-1962

João Bittar Fiammenghi José Tavares de Correia Lira

2020

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Max Bill a crítica e o ensino de arquitetura no Brasil, 1948-1962
  • Autor: João Bittar Fiammenghi
  • José Tavares de Correia Lira
  • Assuntos: Bill, Max 1908-1994; ARQUITETURA MODERNA -- HISTORIOGRAFIA; ARQUITETURA -- ESTUDO E ENSINO
  • Notas: Trabalho Final de Graduação da Faculdade Arquitetura e Urbanismo
  • Descrição: Este trabalho final de graduação pretende estabelecer pontes entre os caminhos do ensino de arquitetura e de design no Brasil do fim dos anos 40 ao início dos anos 60, e a crítica à arquitetura moderna brasileira do período, especialmente a do arquiteto, designer e artista concretista suíço Max Bill, ex-aluno da Bauhaus e primeiro diretor da Hochschule für Gestaltung (HfG) em Ulm. O primeiro capítulo retrata a querela, veiculada pela imprensa, gerada a partir do posicionamento de Bill em suas conferências no MAM-RJ e na FAU-USP em 1953. O segundo capítulo situa o passado imediato a 1953, localizando a posição de Bill numa crítica mais ampla à arquitetura moderna brasileira que já se difundia internacionalmente, e percorre o envolvimento didático de Bill na HfG, as relações entre o arquiteto suíço e Lina Bo e Pietro M. Bardi, sua exposição retrospectiva no MASP e sua premiação na I Bienal de São Paulo, ambas em 1951. Por fim, o terceiro capítulo busca evidenciar possíveis ressonâncias ao longo da década de 50 das censuras de Bill e suas inflexões no campo da arquitetura, da arte, do ensino de design e arquitetura, particularmente em São Paulo, através do enfoque em relações entre a reforma de ensino da FAU-USP, gestada entre 1956 e 1962, o ensino de desenho industrial e rebatimentos da vertente ulmiana de ensino de projeto no cenário brasileiro.
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: 206 p il.
  • Idioma: Português

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