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Intervenção em patrimônio arquitetônico moderno: um estudo de três casas paulistas

Almeida, Apoena Amaral E

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2013-04-26

Acesso online

  • Título:
    Intervenção em patrimônio arquitetônico moderno: um estudo de três casas paulistas
  • Autor: Almeida, Apoena Amaral E
  • Orientador: Silva, Helena Aparecida Ayoub
  • Assuntos: Arquitetura Moderna; Patrimônio Cultural - São Paulo; Preservação; Casas (Vilanova Artigas); Casas (Paulo Mendes Da Rocha); Casas (Gregori Warchavchik); Casas (Carlos Lemos); Casas (Arquitetura); Modern Architecture; Houses (Vilanova Artigas); Houses (Paulo Mendes Da Rocha); Houses (Gregori Warchavchik); Houses (Carlos Lemos); Houses (Architecture); Cultural Heritage - São Paulo; Preservation
  • Descrição: Com o objetivo de evidenciar o entendimento da preservação da arquitetura moderna como patrimônio cultural, o trabalho centrou-se no estudo de um grupo de obras residenciais de arquitetura moderna, realizadas no município de São Paulo entre os anos 1950 até meados dos anos 1970, que sofreram intervenções a partir da década de 1990. Essas intervenções originaram-se de projetos arquitetônicos contemporâneos que consideraram as edificações existentes como patrimônios arquitetônicos, mesmo que não sejam edificações tombadas pelos órgãos oficiais de patrimônio cultural (municipal, estadual e federal). A pesquisa, ao examinar alguns exemplos concretos (projetos específicos), refletiu sobre um campo disciplinar de atuação do arquiteto que vem crescendo ao longo das últimas duas décadas: a intervenção em edificações existentes visando sua recuperação, consolidação ou restauro. Para viabilizar o embasamento necessário à contextualização das obras e das análises realizadas, foi possível verificar o processo de consolidação da arquitetura moderna paulista, seja através de sua historiografia, seja através dos estudos que a caracterizam como patrimônio cultural, evidenciando as especificidades para sua salvaguarda, conservação e intervenção, além de examinarem suas relações com os critérios teórico-metodológicos vigentes. Através desses pressupostos, analisamos - com o apoio de diagramas, desenhos executivos e fotos - três casas ícones da arquitetura moderna paulista: residência Olga Baeta, residência Mário Masetti e residência Fernando Millan - a primeira de autoria de Vilanova Artigas projetada em 1957 e as duas subsequentes de Paulo Mendes da Rocha, projetadas em 1969 e 1970, respectivamente - a fim de ressaltar não só a importância desses projetos como Bens Culturais, mas procurando identificar instrumentos técnico-operacionais diretamente ligados ao campo da preservação e avaliar seus resultados.
  • DOI: 10.11606/D.16.2013.tde-04072013-090039
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2013-04-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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