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A educação desigual e combinada no capitalismo dependente latino-americano: caso mexicano e brasileiro
Costa, Gisele Cardoso
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina 2021-01-29
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Título:
A educação desigual e combinada no capitalismo dependente latino-americano: caso mexicano e brasileiro
Autor:
Costa, Gisele Cardoso
Orientador:
Silva, Luiz Fernando da; Souza, Marilene Proença Rebello de
Assuntos:
América Latina
;
Dependência
;
Escola
;
Indústria
;
Dependency
;
Industry
;
Latin America
;
School
Descrição:
A presente pesquisa tem como eixo de discussão o vínculo entre a natureza social da educação escolar e a reprodução do capital no México e no Brasil, entre 1930 e 1980. Seu objetivo central é analisar como, historicamente, a particularidade das relações sociais de produção na América Latina, sob a condição de dependência, condicionaram os avanços e os limites da educação básica, mesmo nas economias mais industrializadas do subcontinente, como é o caso da economia brasileira e mexicana. Para tanto, adotamos o método de uma pesquisa documental que nos permitiu a realização de um estudo comparado, no qual também revisitamos a historiografia, a legislação educacional e os projetos econômicos de cada país. E mediante uma análise baseada no materialismo histórico e dialético, referencial teórico que assumimos a partir de sua contribuição trotskista - a lei do desenvolvimento desigual e combinado, o principal resultado obtido por essa pesquisa, é que a educação escolar segue como uma tarefa democrática não cumprida pelo desenvolvimento capitalista dependente no México e no Brasil, bem como na totalidade dos países latino-americanos.
DOI:
10.11606/T.84.2021.tde-05042021-192120
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina
Data de criação/publicação:
2021-01-29
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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