Caracterização e padronização de marcadores genéticos para o estudo de polimorfismos em Plasmodium vivax.

Brandi, Michelle Cristina Do Couto

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas 2013-05-24

Acceso en línea

• Autor: Brandi, Michelle Cristina Do Couto
  • Orientador: Ferreira, Marcelo Urbano
  • Materias: Plasmodium; Doenças Parasitárias; Genética; Marcador Molecular; Malária; Plasmodium; Molecular Marker; Malaria; Genetics; Parasitic Diseases
  • Descripción: Este trabalho teve como objetivo caracterizar e padronizar métodos para a tipagem molecular de marcadores genéticos, para futuro uso em estudos de genética populacional de Plasmodium vivax na Amazônia brasileira. As amostras sanguíneas utilizadas neste estudo foram colhidas no Brasil, Camboja, Sri Lanka e Estados Unidos. Foram selecionados polimorfismos de única base (SNPs) distribuídos ao longo de cromossomos distintos de P. vivax; para estes polimorfismos, sete ensaios de tipagem de SNPs foram padronizados com sucesso. Com a tipagem molecular, foi possível definir haplótipos que caracterizam cada amostra, assim como identificar infecções geneticamente mistas (co-ocorrência de clones distintos na mesma amostra). No entanto, com este conjunto de marcadores não foi possível agrupar amostras de acordo com sua localização geográfica, por estes marcadores não serem suficientemente informativos do ponto de vista genético. Os sete SNPs avaliados, quando comparados a 13 marcadores de DNA microssatélite, revelaram menor proporção de infecções geneticamente mistas e menor diversidade genética.
  • DOI: 10.11606/D.42.2013.tde-08102013-091425