skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Uma análise de materiais instrucionais com enfoque CTSA produzidos por professores num curso de formação continuada
Akahoshi, Luciane Hiromi
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2012-05-09
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Uma análise de materiais instrucionais com enfoque CTSA produzidos por professores num curso de formação continuada
Autor:
Akahoshi, Luciane Hiromi
Orientador:
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Assuntos:
Contextualização
;
Ensino Ctsa
;
Formação Continuada
;
Materiais Didáticos
;
Content Approach
;
Instructional Material
;
Stse Teaching
Descrição:
No mundo atual, é importante que as pessoas tenham conhecimentos para serem capazes de tomar decisões, participar de discussões e dos rumos que a ciência e a tecnologia deveriam seguir em benefício da sociedade. Assim, a contextualização no ensino em uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) vem sendo defendida como uma forma de melhorar o senso crítico dos alunos. O professor de Química deveria planejar seu ensino tendo em vista a possibilidade de explorar conceitos químicos para que o aluno possa entender e dar sentido ao mundo físico. Com isso, a construção de materiais instrucionais produzidos por professores para suas próprias aulas pode ser um valioso instrumento para atingir tais objetivos. O objetivo deste trabalho foi o de analisar as produções de unidades didáticas com enfoque CTSA de professores de Química do ensino médio na perspectiva da contextualização do conhecimento de Química. As análises consideraram o entendimento de contextualização dos professores manifestada nas unidades didáticas produzidas. Em relação ao entendimento de contextualização, as unidades foram classificadas como: exemplificação do conhecimento; descrição científica de fatos e processos; problematização da realidade social; compreensão da realidade; transformação da realidade social. Além disso, buscou-se relacionar as ideias iniciais desses professores sobre contextualização e como elas se manifestam nas unidades didáticas elaboradas em conjunto com outros professores. Analisou-se, ainda, o potencial dessas unidades para desenvolver atitudes cidadãs e promover a alfabetização científica dos estudantes. Foram analisadas cinco unidades didáticas cujo tema geral foi \"Combustíveis - Produção, eficiência e impactos ambientais\". Todas as unidades foram classificadas como descrição científica de fatos e processos, pois esses materiais apresentavam ênfase no desenvolvimento de conteúdos científicos e poucas discussões referentes a questões sociais e ambientais. No entanto, há um relativo avanço em relação a materiais cujo interesse é de apenas desenvolver conteúdos científicos (ensino tradicional), pois apresentam textos que procuram mostrar outros aspectos relacionados ao tema, como problemas sociais, econômicos e ambientais. Portanto, considera-se que a elaboração de materiais instrucionais pode ser uma boa estratégia em desenvolver uma visão mais crítica em relação a um tema em estudo.
DOI:
10.11606/D.81.2012.tde-23042013-113843
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
Data de criação/publicação:
2012-05-09
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript