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Machado de Assis e a crítica à escola de seu tempo: uma ideia de formação nos contos \"Um cão de lata ao rabo\", \"O programa\" e \"Conto de escola\"

Gimenes, Alessandra Maria Moreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2014-11-07

Acesso online

  • Título:
    Machado de Assis e a crítica à escola de seu tempo: uma ideia de formação nos contos \"Um cão de lata ao rabo\", \"O programa\" e \"Conto de escola\"
  • Autor: Gimenes, Alessandra Maria Moreira
  • Orientador: Rezende, Neide Luzia de
  • Assuntos: Conto; Machado De Assis; Literatura; Formação; Educação; Formation; Education; Literature; Short-Story
  • Descrição: Esta tese relaciona História, Literatura e Educação, a partir da investigação dos contos Um cão de lata ao rabo (1878), O programa (1882) e Conto de escola (1884), de Machado de Assis. Fontes de nosso estudo, sua análise objetiva entender a maneira pela qual esses três textos representam a educação de seu tempo a segunda metade do século XIX no Brasil , suas ideias sobre a formação do cidadão, a maneira como é representada a escola e seu papel na formação das personagens. Ao trazerem a escola, seu cotidiano, o perfil de professores e alunos, as narrativas apresentam, no desenvolver de suas tramas, nas ações dos protagonistas e nos diferentes discursos (narrador, personagem, autor implícito), uma determinada concepção de formação pela educação escolar e que aparece nas diferentes vozes que se mesclam e conduzem o leitor para as questões da época, razão pela qual nossa investigação priorizou a perspectiva histórica. Para apreender essas vozes, adotamos como apoio teórico o estudo de Bakhtin sobre o discurso, em Marxismo e filosofia da linguagem (2006). As conclusões apontam para a crítica do autor a um princípio de formação pela educação que vê o indivíduo como sujeito que deve ser moldado segundo regras impostas pela sociedade e não leva em conta nem a subjetividade, nem a transformação pelas práticas. O que figura com maior destaque no conto O programa. A nossa observação final sugere que das obras emerge um princípio formativo que leva em conta a experiência advinda dos acontecimentos da vida cotidiana, a exemplo de uma concepção de transformação do sujeito menos aristotélica e mais nietzschiana, segundo perspectiva apresentada por Silvia Rocha (2006). Outras contribuições teóricas mostraram-se fundamentais para o desenvolvimento do presente trabalho, como a visão de História de Michel Foucault (2008); o estudo sobre a paródia de Linda Hutcheon (1985); as teses sobre o conto de Ricardo Piglia (2004) e os estudos da sociedade brasileira, segundo a ótica de Alfredo Bosi (2003) e de Roberto Schwarz (2000), entre outros.
  • DOI: 10.11606/T.48.2014.tde-28012015-135258
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2014-11-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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