skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Cualquiera
Show Results with:
Cualquiera
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos los registros
Búsqueda General
Búsqueda Sencilla
This feature requires javascript
Inglês Instrumental em cursos de graduação na área de ciência da computação: a formação profissional crítica
Nascimento, Laudo Natel Do
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-12-19
Acceso en línea
Recurso en línea
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Servicios adicionales
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Inglês Instrumental em cursos de graduação na área de ciência da computação: a formação profissional crítica
Autor:
Nascimento, Laudo Natel Do
Orientador:
Mór, Walkyria Maria Monte
Materias:
Inglês Instrumental
;
Letramentos
;
Multimodalidade
;
Sistemas De Informação
;
English For Specific Purposes
;
Information Systems
;
Literacies
;
Multimodality
Descripción:
Considerando as transformações que temos vivenciado nos últimos anos, em especial no que concerne à presença das tecnologias digitais nas nossas vidas, propus-me a pensar a formação de bacharéis em Sistemas de Informação (SI), por esse curso estar dentro da grande área de ciência da computação. Em especial, detive-me à formação proporcionada pelo curso de SI ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, Unidade de Ensino de Penedo, onde atuo como docente da disciplina Inglês Instrumental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1994) com alguns procedimentos autoetnográficos (PARDO, 2019; ONO, 2017), inserida no âmbito das pesquisas em Linguística Aplicada Crítica (LAC) (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006; FERRAZ, 2018). Para sua realização, tive como objetivo geral investigar o entendimento acerca do papel do ensino de inglês em cursos da área de ciência da computação, ou seja, como esse ensino tem sido compreendido nos cursos de bacharelado dessa área da UFAL, em especial no curso de SI mencionado, considerando (a) os papeis e as contribuições da língua inglesa nesse currículo; investigando, sobretudo, (b) se esse ensino leva em conta a multimodalidade e o letramento crítico, sendo essas características relevantes na linguagem digital que é foco para os alunos do curso de SI. Para atingi-lo, fiz uso de alguns instrumentos de pesquisa, tais como: levantamento documental por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de SI da Unidade de Ensino de Penedo (UFAL, 2018), do currículo de Referência para os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação (BRASIL, 2016). Ainda, realizei entrevista semiestruturada com o coordenador do curso de SI, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e principal organizador e articulador do PPC de SI de 2018. Por fim, realizei análise do material didático apresentado como bibliografia básica da disciplina Inglês Instrumental para o curso de SI. Todos os dados levantados foram então analisados e os resultados principais apontam que a visão de ensino de inglês presente no projeto pedagógico do curso de SI é instrumental e segue as diretrizes do projeto de ESP no Brasil, datado da década de 1980, o que está alinhado às políticas públicas atuais concernentes à formação de bacharéis na área de ciência da computação. Destarte, o PPC deixa de lado questões relevantes que poderiam fazer parte da formação destes bacharéis, o qual poderia se dar por meio do ensino de inglês. Ainda, a análise realizada nos materiais didáticos presentes na bibliografia básica da disciplina Inglês Instrumental para o curso de SI também confirmou que eles não contemplam a multimodalidade e o letramento crítico, aspectos relevantes de serem trabalhados por meio da língua inglesa na atualidade. Tais resultados apontam para a necessidade de ressignificação da proposta de ensino de língua inglesa em cursos de bacharelado, segundo as premissas dos letramentos.
DOI:
10.11606/T.8.2022.tde-28062023-122557
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Fecha de creación:
2022-12-19
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Portugués
Enlaces
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
7
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript