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Desenho industrial e arquitetura no ensino da FAU USP (1948-1968)

Pereira, Juliano Aparecido

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2009-10-07

Acesso online

  • Título:
    Desenho industrial e arquitetura no ensino da FAU USP (1948-1968)
  • Autor: Pereira, Juliano Aparecido
  • Orientador: Anelli, Renato Luiz Sobral
  • Assuntos: Reforma De 1962; João Batista Vilanova Artigas; Industrialização Da Arquitetura; Faculdade De Arquitetura E Urbanismo Da Universidade De São Paulo; Desenho Industrial; Arquitetura; Industrial Design; Industrialization Of Architecture; Reform Of 1962; Architecture
  • Descrição: Esta tese apresenta as relações, entre desenho industrial e arquitetura, que se estabeleceram no ensino da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU USP, de 1948 até 1968. São discutidas as questões relativas à evolução do ensino de arquitetura e do desenho industrial (DI) até 1962. No plano da arquitetura, são observadas a reforma da Escola Nacional de Belas Artes, ENBA, a partir da direção de Lucio Costa (RJ, 1930), e a FAU USP, com a sua criação, em 1948, por Anhaia Mello, independentemente da Escola Politécnica (SP) e dos engenheiros-arquitetos. Sobre o desenho industrial, são estabelecidas algumas das influências das experiências internacionais - Bauhaus (1919-33), VKhUTEMAS (1917-30), HfG de Ulm (1947-68) - que, diretamente, ou reformuladas nos Estados Unidos, chegaram ao Brasil. São consideradas as interlocuções entre as primeiras experiências de ensino de DI no país, entre estas, o IAC-MASP, (SP, 1951-1953), a ESDI (RJ, 1963) e a FAU USP (SP, 1962), objeto central desta investigação. A partir da Reforma de 1962, liderada por Vilanova Artigas, é estudada a intenção manifesta de criação de uma Universidade do Projeto, em que, pela prática do ateliê, o profissional da FAU USP estaria apto a atuar em qualquer área de projeto: arquitetura, urbanismo, design de produto e design gráfico, constituindo assim uma escola de formação de designers de produto diferente da contemporânea ESDI. Outras questões abordadas dizem respeito à importância da cultura arquitetônica e da cultura geral nacional, para a realização da identidade do desenho industrial brasileiro, e à adoção de métodos do desenho industrial como recurso para uma produção arquitetônica em uma quantidade capaz de suprir as demandas sociais nacionais, sem perder de vista a sua qualidade.
  • DOI: 10.11606/T.18.2009.tde-30042010-101031
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2009-10-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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