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Esculpir o tempo: arte, educação e ancestralidade entre os Fons, os Iorubás e os Tchokwes
Boaro, Júlio César
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2013-04-30
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Título:
Esculpir o tempo: arte, educação e ancestralidade entre os Fons, os Iorubás e os Tchokwes
Autor:
Boaro, Júlio César
Orientador:
Almeida, Rogério de
Assuntos:
Mitologia Africana
;
História Da África
;
Educação
;
Arte Africana
;
Arte
;
Ancestralidade
;
Art
;
Ancestry
;
African Mythology
;
Education
;
African History
;
African Art
Descrição:
Esta dissertação aponta para um caminho cuja trajetória é a busca e o entendimento da complexidade da arte e da cultura africana, especialmente da África subsaariana e, dessa forma, contribuir para uma reflexão sobre a formação da cultura brasileira nos seus modos de ser e de pensar, através das características atribuídas aos descendentes de africanos que para o Brasil foram trazidos na condição de escravos. Nosso ponto de partida é a religiosidade de matriz africana reinventada no Brasil, e o motivo pelo qual a escolhemos como base, sem nos aprofundarmos em seus significados, é que ela guarda, mesmo que recriados, traços importantes da linguagem e de um modo de ser que refletem uma maneira muito peculiar característica dos habitantes daquele continente. Aportando nossos estudos no citado território, especialmente nos sítios dos iorubás (Nigéria, principalmente), dos fons (Benim) e dos tchokwes (Angola e Congo), utilizamos a arte não somente como uma maneira de expressão da cultura, mas também apresentando a produção escultórica como uma forma de dialogar com a mitologia. História, arte, mitologia, ancestralidade, poesia e educação africana estão presentes nesta pesquisa que também visa contribuir com as Leis 10639/03 e 11.645/08, de ensino de história e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula.
DOI:
10.11606/D.48.2013.tde-30092013-161541
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2013-04-30
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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