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Quitungo, mídia e cidadania: a política de \"mídia e educação\" da prefeitura do Rio de Janeiro em uma perspectiva discursiva e comunitária

Maranhão, Carlos André Cantisani

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-04-20

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  • Título:
    Quitungo, mídia e cidadania: a política de \"mídia e educação\" da prefeitura do Rio de Janeiro em uma perspectiva discursiva e comunitária
  • Autor: Maranhão, Carlos André Cantisani
  • Orientador: Moraes, Amaury Cesar
  • Materias: Cdadania; Educomunicação; Educação; Comunidade; Comunicação Comunitária; Mídia; Community; Communication Of Community; Education; Educommunication; Citzenship; Media
  • Descripción: Este trabalho visa analisar o discurso da política de \"Mídia e Educação\" da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) através do texto de documentos diversos e do confronto deles com a prática pedagógica. Visualiza-se, com isso, a possibilidade de educação para a \"cidadania plena\" a partir das interações sociais com a mídia, já que esse conceito de cidadania está presente em artigos, editoriais e na proposta curricular \"Multieducação\" que norteia o trabalho docente nas escolas e as ações políticas e pedagógicas da prefeitura. Num primeiro momento, é apresentado um estudo mais abrangente sobre a literatura do campo da comunicação educativa ou mídia educação. Em um segundo momento, faz-se uma análise enunciativa dos documentos oficiais da SME-RJ com o intuito de identificar a concepção política e pedagógica vigente por meio das principais formações discursivas e do léxico utilizado, com destaque para o conceito de \"cidadania plena\". Assumindo que a \"plenitude\" da cidadania demanda níveis mais amplos de participação social para deliberação e mobilização política, desenvolveu-se a pesquisa de campo em uma abordagem etnográfica para descrever as interações sociais e o processo de aprendizagem das etapas de formação de professores e apropriação tecnológica em linguagem audiovisual (cinema de animação) do projeto Anima Escola, de parceria entre a prefeitura e o grupo cultural Anima Mundi. O referencial teórico se baseou na filosofia e sociologia da ação comunicativa de Habermas, na pedagogia dialógica de Paulo Freire e na contribuição de Muniz Sodré, Jailson de Souza e Silva, Cicilia Peruzzo, Ismar Soares, entre outros. Constata-se que a política de \"mídia e educação\" demanda por interações sociais mais participativas que permitam a problematização discursiva do mundo social. Uma alternativa é pensar e promover a educação escolar por meio de comunidades políticas de comunicação que permitam a interação com o mercado e com o Estado e, principalmente, com as organizações populares e comunicações comunitárias existentes.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-31052007-142046
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Fecha de creación: 2007-04-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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