skip to main content

IComparação entre três métodos de ensino (analítico, todo-parte, global em forma de jogo), na aprendizagem de futebol em crianças com idade média de 10 anos

Mesquita, Clodoaldo Paulo De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 1981-12-29

Acesso online

  • Título:
    IComparação entre três métodos de ensino (analítico, todo-parte, global em forma de jogo), na aprendizagem de futebol em crianças com idade média de 10 anos
  • Autor: Mesquita, Clodoaldo Paulo De
  • Orientador: Andrade, Cyro de
  • Assuntos: Futebol; Jogo; Métodos De Ensino; Football; Match; Teaching Methods
  • Descrição: Com esse experimento testou-se três metodologias de ensino, método analítico, método todo-parte e método global em forma de jogo, na aprendizagem de habilidades técnicas de futebol bem como no rendimento dessas técnicas nos jogos inter-grupos. A amostra foi composta por cento e cinquenta sujeitos na faixa etária média de 10 anos de idade, alunos do Colégio Santa Cruz da cidade de São Paulo da rede particular de ensino, do sexo masculino, cor branca, nível sócio econômico médio alto e sem iniciação anterior na modalidade de futebol. Os sujeitos foram distribuídos em número igual, em dois grupos experimentais e um grupo de controle. O grupo experimental 1 foi submetido a um programa de futebol através das técnicas do método analítico e o grupo experimental 2 submetido ao mesmo programa, porém orientado pelas técnicas do método todo-parte. Com o grupo controle o desenvolvimento das habilidades técnicas foi realizado sem qualquer programação orientada. Os sujeitos praticaram o futebol somente em forma de jogo, visando a aprendizagem dos fundamentos pela prática do jogo propriamente dito. O experimento foi realizado no segundo semestre letivo de 1980 e os resultados obtidos através da aplicação de uma bateria de testes técnicos, mostraram que as três metodologias de ensino foram eficientes na aprendizagem de habilidades técnicas. Apresentando porém o método analítico, uma evolução maior do que o método global em forma de jogo. Na análise dos resultados dos jogos inter-grupos, constatou-se que houve no confronto direto entre as equipes do método analítico e método global em forma de jogo, uma equivalência de resultados em número de pontos ganhos.Na comparação entre as metodologias de ensino, os dados obtidos mostraram diferenças significativas a favor do método todo-parte nos testes técnicos e nos jogos inter-grupos, em relação ao método analítico e ao método global em forma de jogo
  • DOI: 10.11606/D.39.1981.tde-31052022-132331
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 1981-12-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.