skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O PAPEL DO ARQUITETO EM EMPREENDIMENTOS DESENVOLVIDOS COM A TECNOLOGIA BIM E AS HABILIDADES QUE DEVEM SER ENSINADAS NA UNIVERSIDADE; THE ROLE OF THE ARCHITECT IN PROJECTS SUPPORTED BY BIM TECHNOLOGY AND THE SKILLS THAT SHOULD BE TAUGHT IN UNIVERSITY

Barison, Maria Bernardete; Santos, Eduardo Toledo

Gestão & Tecnologia de Projetos; v. 11 n. 1 (2016): Reflexões e Inovações no Ensino de Projeto em Arquitetura, Urbanismo e Design; 103-120

Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2016-04-04

Acesso online

  • Título:
    O PAPEL DO ARQUITETO EM EMPREENDIMENTOS DESENVOLVIDOS COM A TECNOLOGIA BIM E AS HABILIDADES QUE DEVEM SER ENSINADAS NA UNIVERSIDADE; THE ROLE OF THE ARCHITECT IN PROJECTS SUPPORTED BY BIM TECHNOLOGY AND THE SKILLS THAT SHOULD BE TAUGHT IN UNIVERSITY
  • Autor: Barison, Maria Bernardete; Santos, Eduardo Toledo
  • Assuntos: Curriculum; Architecture; Building Information Modeling; Bim; Teaching; Design; Currículo; Arquitetura; Modelagem Da Informação Da Construção; Ensino; Projeto
  • É parte de: Gestão & Tecnologia de Projetos; v. 11 n. 1 (2016): Reflexões e Inovações no Ensino de Projeto em Arquitetura, Urbanismo e Design; 103-120
  • Descrição: This article discusses the architect’s role in the Building Information Modeling (BIM) process. Its purpose is to identify the BIM competencies required by this professional and determine which skills should be taught in Architecture degree courses, especially in the teaching of architectural design. Initially, a literature review was carried out to find out the current status of the BIM implementation for Architecture, Civil Engineering, Construction and Facilities Management (AEC/FM) companies in Brazil. Then, a theoretical model was outlined for a BIM workflow that can be adapted to be used in Brazil. Based on this BIM workflow, which is divided in eight stages, the architect’s role was examined, as well as the kind of skills required from this professional. Additionally, the architectural curriculum was discussed to find out in which courses BIM can be introduced and what should be included in the syllabus. This study was based on an extensive literature review, which allowed to find out what changes can be made in the teaching of architectural design with the use of BIM.
    Este artigo discute o papel do arquiteto em empreendimentos desenvolvidos com tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM). O objetivo do estudo é identificar as competências ligadas ao BIM requeridas desse profissional e o apontamento de quais devem ser ensinadas na graduação, especialmente no ensino de projeto de arquitetura. Inicialmente, é apresentada a atual situação da implementação de BIM por empresas do setor de Arquitetura, Engenharia Civil, Construção e Facility Management (AEC/FM) no Brasil. Em seguida, é apresentado um modelo teórico para um fluxo de trabalho BIM que pode ser adaptado para ser utilizado no Brasil. Tendo como base esse fluxo, que se divide em oito etapas, o papel do arquiteto é discutido, assim como as novas competências requeridas desse profissional. Adicionalmente, o currículo de arquitetura é discutido para saber em quais disciplinas o BIM pode ser introduzido e quais conteúdos deveriam ser ensinados. O estudo se baseou em revisão da literatura, com a qual foi possível conhecer o que muda no ensino de projeto de arquitetura com o uso de BIM.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/102708/111711
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2016-04-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.