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Auto-position and auto-destruction in the philosophy of Schelling; Autoposição e autodestruição na filosofia de Schelling

Pacheco, Marília Cota

Discurso; v. 46 n. 1 (2016); 187-204

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2016-08-16

Acesso online

  • Título:
    Auto-position and auto-destruction in the philosophy of Schelling; Autoposição e autodestruição na filosofia de Schelling
  • Autor: Pacheco, Marília Cota
  • Assuntos: Natureza; Mitologia; Abfall; Nature; Mythology
  • É parte de: Discurso; v. 46 n. 1 (2016); 187-204
  • Descrição: Talking about the possibility or impossibility annihilation of nature by man, is in the end an endless polemic for the unsustainable use of natural resources implies the annihilation of humanity itself, and also, insofar every individual imaginary, as an ideal, contains the notion of self-preservation.However, the fact is that in our day such possibility achieved a high degree of probability. Therefore, we ask ourselves: how did that happen? In this work, we shall discuss this problem through Schelling’s notion of self-positing of the Geist as uncon ditional freedom. Firstly seeking to clarify the reasons why we have come to an impasse in our day, we will present the difficulty Schelling faced in considering the I as the principle in the System of Transcendental Idealism. Then we show the passage to his philosophy of identity as an attempt to show how the individual of empirical consciousness can be free and at the same time establishes an universal-historical relationship, valid for the whole diversity of finite consciousnesses. In a third moment, we will present his notion of Abfall (“Philosophy and Religion”) through which the author demonstrates how the particular intuits the universal. Finally, taking into account the dialectic of the imagination implicit in the notion of Abfall, we will attempt to point a guiding direction on the issue of preservation of nature and therefore of man.
    Falar da possibilidade ou não de aniquilação da natureza, pelo próprio homem, é no limite uma polêmica infindável se considerarmos que a não sustentabilidade dos recursos naturais implica a aniquilação da própria humanidade. O tema por si mesmo expõe uma contradição, porquanto todo imaginário individual, enquanto um ideal, contém a noção de autopreservação. Mas o fato é que em nossos dias tal possibilidade atingiu um alto grau de probabilidade. Então podemos nos perguntar: como isso aconteceu? Neste trabalho, iremos falar sobre a possibilidade, ou não, de aniquilação da natureza, através da noção de Schelling de autoposição do espírito como liberdade incondicionada. Primeiramente, buscaremos esclarecer as razões pelas quais chegamos ao impasse de nossos dias apresentando a dificuldade com a qual Schelling se depara ao considerar o Eu como princípio no texto Sistema do Idealismo Transcendental.Em seguida, a passagem para sua filosofia da identidade como uma tentativa de mostrar como o indivíduo da consciência empírica pode ser livre e, ao mesmo tempo, estabelece uma relação histórico-universal válida para o todo da diversidade de consciências finitas. Num terceiro momento apresentaremos a sua noção de Abfall (“Filosofia e Religião”) através da qual o autor demonstra como o universal é intuído pelo particular. Por fim, considerando a dialética da imaginação implícita na noção de Abfall, tentaremos indicar uma direção norteadora sobre a questão da preservação da natureza e, por conseguinte, do homem. 
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/119102/116489
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2016-08-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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