skip to main content

Psychomotor intervention on children of low socioeconomic status; Intervenção psicomotora em crianças de nível socioeconômico baixo

Campos, Ana Carolina De; Silva, Luiz Henrique; Pereira, Karina; Rocha, Nelci Adriana Cicuto Ferreira; Tudella, Eloisa

Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 15 No. 2 (2008); 188-193

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina 2008-01-01

Acceso en línea

  • Título:
    Psychomotor intervention on children of low socioeconomic status; Intervenção psicomotora em crianças de nível socioeconômico baixo
  • Autor: Campos, Ana Carolina De; Silva, Luiz Henrique; Pereira, Karina; Rocha, Nelci Adriana Cicuto Ferreira; Tudella, Eloisa
  • Materias: Criança; Desempenho Psicomotor; Fatores Socioeconômicos; Child; Psychomotor Performance; Socioeconomic Factors
  • Es parte de: Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 15 No. 2 (2008); 188-193
  • Descripción: This study aimed at outlining the psychomotor profile of socioeconomically disadvantaged children and at verifying the effect on them of an assessment-based psychomotor training program. Participants were six 10-to-12 year-old children (mean age 11.5±0.92), who were evaluated before and after the program by means of a psychomotor battery which assesses seven categories: tonus, equilibrium, lateralisation, body perception, time-space orientation, gross and fine praxis; scores range from 1 to 4, determining the following profiles: 1, apraxic; 2, dyspraxic; 3, eupraxic; 4, hyperpraxic. By drawing on children's difficulties, a psychomotor playing program was applied during 3 months, in 16 one-hour sessions, twice a week. The initial evaluation showed participants profile to be predominantly eupraxic in equilibrium, lateralisation, body perception, gross and fine praxis; profile was mostly dyspraxic as to tonus and time-space orientation. After the program, scores significantly improved in tonus, equilibration, time-space orientation, gross, and fine praxis (p
    Visou-se identificar o perfil psicomotor de crianças de baixo nível socioeconômico e verificar o efeito nelas de um programa de intervenção psicomotora. Participaram do estudo seis crianças do sexo masculino, na faixa de 10 a 12 anos (11,5±0,92). Os participantes foram avaliados utilizando-se uma bateria psicomotora que avalia sete fatores psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e fina; de acordo com o desempenho da criança, os fatores são pontuados de 1 a 4; o escore 1 refere-se ao perfil apráxico, 2 ao dispráxico, 3 ao eupráxico e 4 ao hiperpráxico. Com base nas dificuldades detectadas foi elaborado um programa de intervenção psicomotora, aplicado durante três meses, em 16 sessões de uma hora de duração, duas vezes por semana. Ao término da intervenção os participantes foram reavaliados. Pela avaliação inicial, o perfil dos participantes foi predominantemente eupráxico nos fatores equilibração, lateralização, noção do corpo, praxia global e praxia fina; nos fatores tonicidade e estruturação espaço-temporal o perfil foi predominantemente dispráxico. Após o programa de intervenção houve aumento estatisticamente significativo (p
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12064/13841
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Fecha de creación: 2008-01-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere

  • Buscando por
  • enscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar lo que tiene hasta ahora