skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

The teaching of nursing communication: a challenge; La enseñanza de la comunicación en enfermería: un desafio; O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio

Carvalho, Emília Campos De; Bachion, Maria Marcia; Almeida, Luciana C. P.; Medeiros, Renata Nascimento

Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 27-34

Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 1997-07-01

Acesso online

  • Título:
    The teaching of nursing communication: a challenge; La enseñanza de la comunicación en enfermería: un desafio; O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
  • Autor: Carvalho, Emília Campos De; Bachion, Maria Marcia; Almeida, Luciana C. P.; Medeiros, Renata Nascimento
  • Assuntos: Ensino; Comunicação; Enseñanza; Comunicación; Teaching; Communication
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 27-34
  • Descrição: The use of video has been described in the literature as favourable to changes in behaviours during communication. This study aimed at verifying the effect of a training programme in the use of categories of confirmation and discordance during the interaction (oral communication) between students and patients. The results evidenced the predominance of confirmation categories in interactions: there were no significant changes in the interaction profile before and after training. Authors concluded that the teaching of communication abilities has to be done during the undergraduate course and not only in one course or period.
    El uso del video ha sido descrito en la literatura como favorable a los cambios de comportamientos durante la comunicación. Este estudio buscó verificar el efecto de un entrenamiento en el empleo de categorías de confirmación y desconfirmación durante la interacción (comunicación oral) entre alumno y paciente hospitalizado. Los resultados evidenciaron el predominio de las categorías de confirmación en las interacciones: no hubo cambios significativas en el perfil de interacción antes y después del entrenamiento. Concluimos que la enseñanza de habilidades comunicativas debe ser hecha durante todo el curso de graduación y no puede ser de la responsabilidad solamente de una disciplina o período.
    O uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248/1270
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 1997-07-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.