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QUALI-QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PERFORMANCE STANDARD (NBR no. 15,575/2013) AND MAIN CHALLENGES FOR UPPER LEVEL IMPLEMENTATION ON RESIDENTIAL MULTIFLOOR BUILDINGS; ANÁLISE QUANTIQUALITATIVA DA NORMA DE DESEMPENHO (NBR Nº 15.575/2013) E PRINCIPAIS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO NÍVEL SUPERIOR EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL DE MULTIPAVIMENTOS

Souza, Jonas Leonardo Pessanha De; Kern, Andrea Parisi; Tutikian, Bernardo Fonseca

Gestão & Tecnologia de Projetos; v. 13 n. 1 (2018); 127-144

Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2018-02-01

Acesso online

  • Título:
    QUALI-QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PERFORMANCE STANDARD (NBR no. 15,575/2013) AND MAIN CHALLENGES FOR UPPER LEVEL IMPLEMENTATION ON RESIDENTIAL MULTIFLOOR BUILDINGS; ANÁLISE QUANTIQUALITATIVA DA NORMA DE DESEMPENHO (NBR Nº 15.575/2013) E PRINCIPAIS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO NÍVEL SUPERIOR EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL DE MULTIPAVIMENTOS
  • Autor: Souza, Jonas Leonardo Pessanha De; Kern, Andrea Parisi; Tutikian, Bernardo Fonseca
  • Assuntos: Implantação De Norma; Norma De Desempenho; Nbr Nº 15.575/2013; Nbr No. 15; 575/2013; Performance Standard; Upper Level; Building Certification
  • É parte de: Gestão & Tecnologia de Projetos; v. 13 n. 1 (2018); 127-144
  • Descrição: In order to improve buildings performance, following a worldwide trend, NBR no. 15,575/2013, known as Performance Standard (PS), is composed of six parts and defines minimum, intermediate and superior criteria and methods for evaluating residential buildings efficiency. Due to the complexity involved in meeting the standard, this article presents results of a case study carried out during the production stage of a multi-floor residential project that sought to meet PS at the upper level. This research aimed to analyze quanti-qualitatively the standard requirements and criteria of performance and to identify the main changes made in the building studied, in relation to works traditionally carried out by the construction company. The research method involved document analysis (PS, designs, manuals, memorials), interviews with designers and builders, and observations of the construction site. The results indicate that out of 155 criteria, only 26 established the three levels of attendance: lower, intermediate and upper. The quantitative analysis, in terms of attendance complexity, indicates that the most complex part consists on general requirements, followed by: structural systems, floor systems and sealing systems. Although the number of criteria with three levels is not very representative (16%), the performance difference between lower and upper levels is expressive and can represent a great differential for a better service. The main changes and challenges for the implementation of PS consisted on significant number of laboratory experiments, the relevant role of Technological Evaluation Institutes, and the adoption of new technologies or materials not used previously by the construction company. 
    Com o objetivo de melhorar o desempenho das edificações, seguindo tendência mundial, a NBR nº 15.575/2013, conhecida como Norma de Desempenho (ND), é dividida em seis partes e define critérios mínimos, intermediários e superiores, assim como métodos de avaliação do desempenho das edificações habitacionais. Devido à complexidade envolvida no atendimento à norma, este artigo apresenta resultados de um estudo de caso realizado durante a etapa de produção em uma obra residencial de multipavimentos que buscou atender a ND no nível superior. O objetivo do trabalho consiste em uma análise qualiquantitativa dos requisitos e critérios de desempenho da norma e a identificação das principais alterações realizadas no edifício em questão, em relação a obras tradicionalmente realizadas pela empresa construtora, tendo em vista o atendimento da ND. O método de pesquisa envolveu análise de documentos (ND, projetos, manuais, memoriais), entrevistas com projetistas e construtores e observações no canteiro de obras. Os resultados indicam que dos 155 critérios, apenas 26 estabelecem três níveis de atendimento: inferior, intermediário e superior. A análise quantitativa, em termos de complexidade de atendimento, indica que a parte da norma mais complexa de ser atendida consiste na relativa aos requisitos gerais, seguido por sistemas estruturais, sistemas de pisos e sistemas de vedação. Embora o número de critérios com três níveis seja pouco representativo (16%), a diferença de desempenho entre os níveis inferior e superior é expressiva e pode representar grande diferencial para a edificação no atendimento do nível superior. As principais mudanças e desafios para a implantação da ND, nível superior na obra estudada, consistem no expressivo número de ensaios realizados no papel, relevante da Instituição Técnica Avaliadora (ITA) e a adoção de novas tecnologias ou materiais não utilizados em obras anteriores pela empresa construtora.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/133842/137878
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2018-02-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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