skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O pensamento estético e a Plástica de Herder; Aesthetical Thought and Herder’s Plastics
Franceschini, Pedro Augusto Da Costa
Discurso; v. 47 n. 1 (2017); 95-126
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2017-06-28
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O pensamento estético e a Plástica de Herder; Aesthetical Thought and Herder’s Plastics
Autor:
Franceschini, Pedro Augusto Da Costa
Assuntos:
Herder
;
Aesthetics
;
Sculpture
;
Plastic Arts
;
Mythology
;
Herder
;
Estética
;
Escultura
;
Artes Plásticas
;
Mitologia
É parte de:
Discurso; v. 47 n. 1 (2017); 95-126
Descrição:
This essay seeks to investigate Johann Gottfried Herder’s essay Plastik [Sculpture], as a fundamental document in the development of German aesthetics. From the study of the specificity of sculpture, based on touch, in opposition to painting and vision, we watch an exemplary application of the herderian project to establish aesthetics on sensibility. At the same time,a growing tension comes forth through a more originary look into sensibility as it operates in the perception of sculpture’s live form, on a poetical and mythological ground. Linking these two dimensions, we follow the author bringing together, in an original manner, theory of knowledge, critic and history of art, in an attempt to found a new point of view for aesthetics.
O presente artigo procura investigar o ensaio "Plástica", de Johann Gottfried Herder, como documento fundamental no desenvolvimento da estética alemã. A partir do estudo da especificidade da escultura, baseada no tato, em oposição à pintura e à visão, observa-se uma exemplar aplicação do projeto herderiano de fundamentação da estética na sensibilidade. Ao mesmo tempo, surge uma progressiva tensão através de um olhar mais originário sobre a sensibilidade operante na percepção da forma viva da escultura, sobre um fundo poético e mitológico. Na articulação dessas duas dimensões, acompanhamos o autor mobilizar de maneira original a teoria do conhecimento, a crítica e a história da arte, na tentativa de fundamentar um novo ponto de vista para a estética.
Títulos relacionados:
https://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/134067/129887
Editor:
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2017-06-28
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Revistas USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript